Curso de Desenho 
 
Workshop 
 
Estudo da cabeça 
 
Do Desenho ao Tridimensional 
 
 
Prof. Pintor Gonçalo Almeida 
 
“ Como é que podemos aprender a verdade com o pensamento? Da mesma maneira que aprendemos a ver melhor um rosto se o desenharmos.” 
 
Ludwing Wittgenstein 
 
Descrição: 
 
Pretende-se com este workshop de Desenho, transmitir conhecimentos de representação da cabeça humana. 
 
Partindo numa primeira instância de suportes e materiais convencionais, como por exemplo os papéis e os lápis, num registo bidimensional, focar-nos-emos sobre a construção da cabeça. Transpondo esses mesmos conteúdos explorados, numa segunda parte, para um plano tridimensional.
 
Deste modo, este curso pretende ser uma extensão à aprendizagem dos modos de ver pelo desenho, estando dividido em duas abordagens. 
 
Na primeira parte do programa, os alunos irão desenvolver capacidades de observação, aprofundando métodos de representação e de estruturação. Através da análise do modelo. Nesta fase iremos começar por analisar, um busto escultórico, passando posteriormente para observação do modelo vivo. Aprendendo a pensar e construir o Desenho de forma sequencial, debruçar-nos-emos sobre os seguintes temas: 
 
- O desenho gestual 
- “Block-in” 
- Proporções/ medidas 
- Anatomia óssea/ muscular 
- Luz/ sombra 
 
Após a finalização deste módulo, transitaremos para a manipulação tridimensional. Nestas aulas, desenvolver-se-ão exercícios de modelação da cabeça, permitindo ao estudante a construção e o entendimento de cada um dos elementos faciais. 
 
Fazendo sempre que possível, um paralelismo com a abordagem bidimensional do desenho; abordagem essa, que está na base de desenvolvimento destes exercícios. 
 
Neste âmbito, serão transpostos os mesmos conteúdos desenvolvidos anteriormente para estas aulas. Abordados segundo duas atitudes. Atitude rápida, de cariz mais simplificado (O Esboceto), atitude lenta, (O Estudo Longo), permitindo uma interpretação mais minuciosa na elaboração da cabeça. 
 
Este curso destina-se a todos os amantes de Desenho e permitirá estimular a autonomização de capacidades, no sentido de favorecer sistemas eficazes e acessíveis a todos os estudantes desta disciplina. 
 
 
Metodologia: 
 
- A primeira semana, tem como objectivo transmitir conhecimentos fundamentais para a representação da cabeça, em suporte bidimensional. Serão apresentados diagramas, explicativos dos métodos necessários para a resolução dos exercícios propostos. Tendo como referência inicial o Busto escultórico, passando depois para a observação do modelo vivo. 
- A segunda semana corresponde à execução dos exercícios tridimensionais e aplicação dos conceitos e métodos desenvolvidos anteriormente, repartidos em dois registos de modelação, o Esboceto e o Estudo longo. 
- O acompanhamento personalizado pelo professor permitirá certificar a absorção dos conceitos, dando espaço para reflexão e troca de saberes. 
Objectivos: 
- Adquirir conhecimentos da estrutura da cabeça, através de instrumentos riscadores (suporte bidimensional). 
- Aprofundar conhecimentos de representação da cabeça através da experimentação da modelação e observação tridimensional da mesma, estimulando a capacidade de visualização espacial. 
- Transmitir métodos eficazes para a construção da estrutura da cabeça e de aproximação ao retrato. 
 
 
Materiais: 
 
- Folhas cinzas A2 
- Folhas de papel cartaz A2 
- Folha A3 
- Folhas de papel vegetal A2 
- Lápis de grafite HB/ 2B/ 6B 
- Lápis de cor branco+ lápis de cor vermelha 
- Kit de modelação 
- 3 kgs de massa de modelação (qualidade a ser definida na aula de apresentação) 
 
 
Nº de horas totais: 30 horas 

Dia 21 de Março das 16 às 18 horas 
Dias: 22, 23, 28, 29, 30, 31 de Março e 1 de Abril – da 15 às 19 horas 

 
Nº de participantes: 

Mínimo: 12
Máximo: 15 
 

Condições de Inscrição:
 
Valor da propina ........................................................................................ € 240,00 
 
 
Currículo do docente
 
 
Informações e Inscrições: 
Sociedade Nacional de Belas Artes 
Rua Barata Salgueiro, 36 
1250-044 LISBOA 
Telefone nº 213 138 510 | www.snba.pt | geral@snba.pt