HISTÓRIA DA ARTE CONTEMPORÂNEA

Professora Doutora Isabel Nogueira
(4ª Feira, das 18h30 às 20h30)


Objectivos
- A identificação e compreensão dos movimentos artísticos mais relevantes, entre o final do século XIX e o final do século XX, mediante uma perspectiva histórica, estética, analítica e crítica.

- O desenvolvimento da capacidade de observação, entendimento e fruição da obra de arte no complexo universo da contemporaneidade.

- O incremento da capacidade de reflectir sobre a obra de arte, do ponto de vista teórico e conceptual, inserindo-a num universo mais vasto de criação e recepção artísticas.

- A identificação e compreensão de alguns percursos artísticos singulares e relevantes no momento actual.


Conteúdos programáticos
1. Os conceitos de moderno, contemporâneo, modernismo e vanguarda.

2. O impressionismo e a crise da representação.

3. A independência da pintura face ao objecto representado: pós-impressionismo e simbolismo

4. As vanguardas do início do século XX: fauvismo, expressionismo e os movimentos Die Brücke e Der Blaue Reiter, cubismo, futurismo, vanguarda russa e os movimentos do suprematismo e construtivismo.

5. Abstraccionismo lírico e abstraccionismo geométrico.

6. Dada: arte como antiarte. 

7. Surrealismo: a manipulação das imagens.

8. Expressionismo abstracto.

9. Neovanguarda ou vanguarda tardia: arte objectual (nouveau réalisme e Pop art); supressão do objecto/arte enquanto ideia, "campo expandido" e arte enquanto acção (arte minimal, arte conceptual, land art, arte povera, performatividade, "Fluxus", body art).

10. A exposição Alternativa Zero: Tendências Polémicas na Arte Portuguesa Contemporânea (1977): entre a neovanguarda e o pós-modernismo.

11. O "fim da arte" e o movimento pós-moderno na arquitectura e na pintura.

12. Alguns dos desenvolvimentos mais significativos da arte na actualidade


Destinatários
Público, de um modo geral, interessado nas artes visuais e na sua relação com a sociedade, a cultura e a história, e que pretenda tanto solidificar conhecimentos como contactar com algumas questões pela primeira vez.


Preços: 70€ de matrícula e 4 propinas de 100€ cada uma


NOTA: Programas de descontos não são acumuláveis             


Bibliografia

Livro que acompanha as sessões: 

NOGUEIRA, Isabel, Teoria da arte no século XX: modernismo, vanguarda, neovanguarda, pós-

modernismo. 2. ª ed. Coimbra: Imprensa da Universidade, 2014. 

[Nota: entre outras livrarias, o livro encontra-se à venda na livraria virtual da editora 

http://livrariadaimprensa.uc.pt/].

Bibliografia complementar:

AA. VV, Movimentos de arte contemporânea [colecção]. Lisboa, Editorial Presença, 2000-2002. 

ALBROW, Martin, The global age: state and society beyond modernity. Cambridge: Polity Press, 1996. 

APOLLINAIRE, Guillaume, Os pintores cubistas. Lisboa: Alexandria, 2003. 

APPIGNANESI, Richard; GARRATT, Chis, Pós-modernismo para principiantes. Lisboa: Publicações 

Dom Quixote, 1997. 

ARACIL, Alfredo; RODRÍGUEZ, Delfín - El siglo XX. Entre la muerte del arte y el arte moderno. Madrid: 

Ediciones ISTMO, 1998. 

ARCHER, Michael, Arte contemporânea: uma história concisa. São Paulo: Martins Fontes, 2001. 

BERNARD, Edina, A arte moderna (1905-1945). Lisboa: Edições 70, 2000. 

BRETON, André, Manifiestos del surrealismo. Madrid: Visor Libros, 2002. 

BÜRGER, Peter, Teoria da vanguarda. Lisboa: Vega, 1993. 

CALINESCU, Matei, As 5 faces da modernidade: modernismo, vanguarda, decadência, kitsch, pós-

modernismo. 2.ª ed. Lisboa: Vega, 2000. 

CHALUMEAU, Jean-Luc, As teorias da arte: filosofia, crítica e história da arte de Platão aos nossos

dias. Lisboa: Instituto Piaget, 1997. 

CHIPP, Herschel B., Teorias da arte moderna. 2.ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999. 

DACHY, Marc, Dada: the revolt of art. London: Thames & Hudson, 2006. 

DANTO, Arthur C., After the end of art: contemporary art and the pale of history. Princeton: 

Princeton University Press, 1997. 

DENVIR, Bernard (ed.), The impressionists at the first hand. New York: Thames & Hudson, 1995. 

DORFLES, Gillo, As oscilações do gosto: a arte de hoje entre a tecnocracia e o consumismo. 2.ª ed. 

Lisboa: Livros Horizonte, 2001. 

DUBE, Wolf-Dieter, The expressionists. New York: Thames & Hudson, 2001. 

FAULKNER, Peter, Modernism. London; New York: Methuen, 1985. 

FERRARI, Silvia, Guia de história da arte contemporânea. Pintura, escultura, arquitectura: os grandes

movimentos. Lisboa: Editorial Presença, 2001. 

FERRIER, Jean-Louis (dir), Art of the20th century. A year-by-year chronicle of painting, architecture,

and sculpture. Paris: Éditions du Chêne, 2002. 

FIGUEIRA, Jorge, Reescrever o pós-moderno. Porto: Dafne Editora, 2011. 

FOSTER, Hal; KRAUSS, Rosalind; BOIS, Yve-Alain; BUCHLOH, Benjamin – Art since 1900: modernism,

antimodernism, postmodernism. New York: Thames & Hudson, 2004. 

GHIRARDO, Diane, Architecture after modernism. London: Thames & Hudson, 1996.