ESTTICA

Professor Doutor Jos Carlos Pereira
(5 Feira, das 18h30 s 20h30)



O curso encara a Esttica como lugar de recriao e produo de sentido, e visa a compreenso e o aprofundamento das problemticas sugeridas, seja de um ponto de vista formal, conceptual, simblico, fenomenolgico, ontolgico, hermenutico, lingustico, entre outros possveis, dentro de uma adequada e requerida interdisciplinaridade. Algumas sesses podero ter a presena de artistas e especialistas (anunciados oportunamente) e procuraro contribuir para um maior esclarecimento dos temas enunciados e para um enriquecimento do debate sempre pressuposto. Uma reflexo mais aprofundada acerca do fenmeno artstico poder convocar outras reas do conhecimento, seja a teoria da arte, a crtica, ou mesmo as teorias da crtica de arte.





Curso Breve de Esttica I*



1. Arte e experincia esttica: produo, recepo e significao.

1.2 Esttica, arte e filosofia. (1 aula)

2. Arte e Verdade (a noo de co-respondncia),

2.2 A dimenso ontolgica da obra de arte: a experincia esttica como modo de revelao do ser.

3. Martin Heidegger e Eduardo Chillida. (3 aulas)

4. Arte e Significao (a noo de co-pertena): 

4.1 Esttica e Hermenutica.

5. Hans-Georg Gadamer: a experincia esttica e o mundo histrico. (3 aulas)

6. Arte e Compreenso (as noes de mood e de refigurao).

6.1 Metfora e smbolo.

7. P. Ricoeur ou a experincia esttica como modo de ser. (3 aulas)



Curso Breve de Esttica II*



1. Arte e experincia esttica: produo, recepo e significao.

1.2. Esttica, arte e filosofia. (1 aula)

2. Arte e Teoria da Arte no Renascimento:

2.1. A procura da unidade;

2.2. A dimenso ptica da pintura;

2.3. ideia e pintura: F. de Holanda e B. Castiglione. (3 aulas)

3. Schopenhauer ou a arte como consolo.

3.1. Os conceitos de vontade e de representao.

4. A classificao das artes e a msica como revelao do mundo. (3 aulas)

5. Arte e Vida: Nietzsche e a experincia do mundo como experincia esttica.

5.1. Arte e verdade.

6. A verdade como dispositivo social (3 aulas)

7. Esttica Fenomenolgica.

8. Merleau-Ponty: o corpo como sujeito.

9. Dufrenne: a ultrapassagem da oposio sujeito-objecto. (3 aulas)



Conferncias:

A obra de arte e o lugar da esttica.*



A. Gottlieb Baumgarten: a proposta moderna da esttica: conhecimento inteligvel

e conhecimen-to sensvel.

I. Kant: uma epistemologia crtica. A autonomia do sujeito e o juzo esttico.

F. Schiller: os paradoxos de uma educao esttica.

F. Hlderlin: a viso potica do mundo. 

W. Kandinsky e Michel Henry: uma fenomenologia do pathos e da verdade.

A. Schopenhauer: inteligncia e contemplao esttica.

E. Husserl: a experincia como constituio do lugar da esttica.

L. Wittgenstein: a linguagem e a esttica do silncio.

E. Levinas: a arte como obscurecimento.

X. Zubiri: a ultrapassagem do conceito de esttico como sinnimo do belo.



* A bibliografia essencial ser fornecida em cada sesso.



Preos: 70 de matrcula e 4 propinas de 100 cada uma



NOTA: Programas de descontos no so acumulveis