WORKSHOP DE DESENHO NO DIÁRIO GRÁFICO: As grafias urbanas

 

Objetivos Gerais :


Este Workshop pretende promover e criar oportunidades para entusiastas do Desenho que tenham interesse no desenvolvimento de práticas de desenho de observação, em ambientes interiores e exteriores, usando como suporte o diário gráfico.

Desenvolveremos, através de exercícios e métodos que estimulam a capacidade de concentração e poder de observação, questões de desenho de análise e de síntese; criação artística e composição; e abordagens criativas, como expressão e narração de histórias.

Abordaremos a experimentação de materiais e técnicas de desenho que se adequam à portabilidade de um diário gráfico partindo da observação direta quer de referentes quer de um percurso previamente estabelecido.

Trabalharemos o ambiente urbano, aprendendo a focar a atenção em algo interessante (um edifício, uma paisagem urbana, uma janela) e traduzi-lo num desenho rápido. 

Uma das possibilidades oferecidas pela cidade é usá-la como se fosse um modelo ao vivo, captando instantaneamente o momento em poucas linhas.

Quando desenhamos algo, tornamo-lo mais pessoal, mais próprio. Quando passamos algum tempo a observar alguma coisa, ela finalmente mostra a essência do que queremos capturar.

O desenho urbano permite–nos levar o tempo que quisermos para qualquer coisa que possa chamar a nossa atenção. Podemos capturar momentos simples das coisas que acontecem ao nosso redor, como a roupa estendida numa janela ou uma porta de entrada num edifício antigo.

 

Este Workshop está aberto a todos aqueles que gostam de desenhar e de se expressar plasticamente.

 

Objetivos Específicos :

 

O Workshop irá contar com uma primeira metade de aulas de interior e outra em exterior.

 

Visará:

- Estimular para o uso frequente do diário gráfico, através da prática de vários exercícios e propostas de trabalho;

- Possibilitar o conhecimento sobre a essência e importância do diário gráfico através de uma apresentação de exemplos de vários autores;

- Elaborar exercícios que trabalhem técnicas de Desenho aplicadas ao suporte do diário gráfico;

- Compreender o diário gráfico como um objeto de exploração e experimentação com infinitas possibilidades, onde podemos refletir, criar e desenvolver ideias;

- Aplicar as técnicas dos materiais de desenho;

- Criar o hábito de utilizar o diário gráfico diariamente.

 

N.º de horas totais: 20h (em 6 sessões) de 24 de Junho a 5 de Julho, 2.ª, 4ª e 6.ª feiras. Aula de 24 de Junho e 5 de Julho – 4 horas das 17h às 21h. As restantes aulas serão de 3 horas das 17.30h às 20.30h.

 

Destinatários: Todas as pessoas com idade superior a 16 anos com gosto em desenvolver o desenho em diário gráfico.

 

Lista de Material:

Os participantes devem trazer para a primeira aula: Folhas A4 e ou Diário gráfico (tamanho A5), assim como materiais riscadores (lápis e canetas).

Aulas seguintes:

- Pequeno estojo de aguarelas (6 no máximo)

- Pincel com contentor de água

- Grafite aguarelável

- Marcador preto

- Cola

- Papéis diversos para colagem

(Outros materiais e quantidades serão sugeridos na primeira aula, em função do desenvolvimento das atividades em curso)


N.º de participantes : Máximo: 25