O seu email foi registado com sucesso. Obrigado.

JOSÉ-AUGUSTO FRANÇA HOMENAGEADO PELA SNBA

Lisboa, 3 de Dezembro 2012 - No ano em que José-Augusto França cumpre nove décadas de vida, a Sociedade Nacional de Belas-Artes (SNBA) vai homenagear o historiador e crítico de arte numa sessão pública a realizar-se esta quinta-feira, dia 6 de Dezembro, pelas 18h, na sede da SNBA.

Antigo professor da SNBA, e, em colaboração com a sua Direcção, um dos criadores do actual Curso de Formação Artística, José-Augusto França será eleito esta quinta-feira sócio honorário da Sociedade Nacional de Belas-Artes.
Pretende a SNBA nesta sessão, em que usarão da palavra o Prof. Dr. Rui Mário Gonçalves e a Prof. Doutora Raquel Henriques da Silva, prestar a devida homenagem ao seu antigo associado, uma personalidade que dedicou a sua vida em prol da divulgação da arte e dos artistas.

José-Augusto França nasceu em Tomar em Novembro de 1922, fez estudos em Lisboa e Paris, sendo diplomado pela École d'Hautes Études e doutorado pela Sorbonne em Paris, é catedrático jubilado da FCSH-UNL, foi presidente da Academia Nacional de Belas-Artes, do Instituto de Cultura e Língua Portuguesa, da Association Internationale des Critiques d'Art, presidente da Académie Européenne, membro honorário do Comité International d'Histoire de l'Art, membro da Academia de Ciências de Lisboa, da Academia Nacional de Belas-Artes, e de outras academias em França, Espanha, Itália e Nova York. Dirigiu o Centro Cultural Português de Paris da Fundação Calouste Gulbenkian e a revista Colóquio/Artes. Em 1992 recebeu a Grã-Cruz da Ordem da Instrução Pública e a Medalha de Honra da Cidade de Lisboa. Foi fundador (1976) do primeiro Mestrado em História da Arte do país (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas).

Sociedade Nacional de Belas-Artes
Rua Barata Salgueiro, nº 36 | 1250-044 Lisboa | Tel.: 213 138 510 | http://www.snba.pt/

Apoio à Imprensa - Margarida Rocha de Oliveira | Tm: +351 +351 93 246 80 64 | Email: imprensa@snba.pt

Créditos foto: Pedro Soares