De etapa entre a escola e a profissão, de um tempo de indefinição a um momento de afirmação, de promessa de futuro a futuro por cumprir, o que significa a palavra juventude para um artista, designer ou arquitecto?
Muita da história da SNBA é contada através das ideias, obras e projectos de artistas (e arquitectos, e designers) enquanto jovens. A começar pela exposição A Questão dos Novos, que em 1921 quis introduzir novos artistas ligados ao modernismo como seus futuros sócios, passando por exposições de alunos da Casa Pia ou de antigos alunos da Escola António Arroio e, entre muitas outras exposições, prémios e outras iniciativas, culminando nas várias edições do concurso Jovem Designer realizadas entre 1986 e 2003.
Partindo do legado da SNBA como instituição dedicada à promoção, divulgação e ao ensino livre das artes em Portugal durante mais de cem anos, reflectimos agora sobre a ideia de juventude nas áreas das artes visuais e nas disciplinas do projecto em duas exposições complementares.
 
(..)
 
consultar página do evento