Nesta exposição na SNBA, Maria José Meneses apresenta algumas aproximações à paisagem, num conjunto de desenhos em tinta-da-china e pastel sobre papel japonês, que constituem uma série dedicada à natureza e às plantas, desenvolvida em 2020 e 2021.
De 2022, apresenta os livros de artista, na “subespécie” de “livros alterados”, em que subverte ou reaproveita as páginas e capas de livros antigos à venda em feiras de rua, e os utiliza como suporte de pinturas e desenhos, adicionando colagens de vários materiais, incluindo fotografias ou até objetos de três dimensões que encontra na natureza e a inspiram.
Da natureza interessam-lhe por exemplo algumas pedras que possuem qualidades estéticas por vezes assombrosas, a que junta, afirma a artista, “objetos encontrados num jeito que me atrevo a pensar próximo da escultura!..”
Espero que se sintam interpelados por eles.
O percurso de Maria José Meneses começou pela aguarela. Depois de ter frequentado as aulas de Pintura e Desenho na Sociedade Nacional de Belas-Artes dedicou-se sobretudo à pintura sobre tela até 2009.
A partir desse ano, enveredou por uma procura no âmbito do desenho sobre papel, que a entusiasma até hoje.
© 2020 Sociedade Nacional de Belas-Artes.
Developed by Hey Digital Ventures
Powered by Sociedade Nacional de Belas-Artes