Exposição

Árvores Vigilantes do Tempo

05 Nov 2022 -
 26 Nov 2022

GALERIA DE ARTE MODERNA

 

O projeto artístico Árvores Vigilantes do Tempo, apresentado pela fotógrafa Fátima Carvalho (Salto, Montalegre, 1954), consiste num trabalho de pesquisa e de reflexão, realizado entre 2016 e 2020, que resultou na produção de mais de cinquenta fotografias. O tema refere-se às árvores que se impõem na paisagem portuguesa, ao Lugar onde elas se encontram, e até mesmo à memória coletiva que todos nós guardamos desses seres gigantes, pesados e imponentes que nos protegem e que nos inspiram.

O projeto de curadoria tem como elementos expositivos: um testemunho em vídeo da historiadora e crítica de arte e fotografia Maria do Carmo Serén que nos introduz e presenteia o tema da exposição, e um texto do escritor Valter Hugo Mãe que nos apresenta uma interpretação das árvores e das histórias que lhe foram contadas ao longo da vida. É fundamental e diríamos quase imprescindível que o texto faça parte do desenho da exposição.

Fátima Carvalho, convida o espectador a observar a sua inteira Obra levando o pensamento a paisagens portuguesas como, por exemplo: Algarve, Celorico de Basto, Fátima, Porto, Salto Montalegre, entre outras; e às árvores históricas como a Árvore de Jessé, ou às árvores muito mais pessoais e intimistas de cada um de nós.

A utilização da fotografia a preto e branco ajuda a conceber a ideia de “irrealidade” da representação estereotipada da árvore, tomada assim com evidente sentido simbólico. Assim, na Galeria de Arte Moderna, da Sociedade Nacional de Belas Artes, surgem-nos árvores esteticamente torcidas e esburacadas e que nos contam uma história, a sua, e a do tempo que as acompanha.

o artista
Fátima Carvalho

Fátima Carvalho

Nasceu em Salto, Montalegre, em 1954.

Começou a fotografar na década de 90 e expõe desde 2014.

Eventos
MAIS EXPOSIÇÕES
Mostra de Trabalhos dos Alunos da Área de Fotografia da SNBA
04 Set 2020 -
 26 Set 2020
Homenagem à arte e aos artistas portugueses, nas escolhas de Artur Jorge desde que começou a coleccionar arte nos anos 70.
24 Nov 2018 -