Exposição

[CONTRA] PROCESSO

03 Mai 2022 -
 04 Jun 2022

Vivemos na era da produção em massa, da padronização de tudo aquilo que nos rodeia, num sistema económico e industrial dentro do qual se definem trends e se estabelece uma imagem ideal, que por comparação, enaltece ou desvaloriza aquilo que possuímos. Nesta mentalidade, deixamos que a noção do “eu possuidor” seja substituída pelo “nós”; deixamos que a noção de individualidade se perca, favorecendo uma imagem coletiva que se define para nós. Afinal, no meio deste domínio industrial e cultura de massas, qual é o papel do trabalho artístico manualmente realizado?

Podemos distinguir estes dois universos: o primeiro, aquele que nos rodeia e que nos absorve, integrando-nos num coletivo; e o segundo, aquele que é pertencente ao indivíduo, no seu espaço criativo – um mundo que prospera da valorização do “único”, da impossibilidade de repetição, e do encontro, em cada tentativa, de novos caminhos, de uma nova rede de imagens, posições, visões e pensamentos possíveis.

Nesta exposição de trabalhos artísticos desenvolvidos em Gravura e Serigrafia, técnicas que, apesar de permitirem a reprodução de “múltiplos” dão inerentemente um carácter singular e original a cada impressão, pretende-se contrapor estes dois mundos, convidando à reflexão e significado de cada um deles, se o crescimento de um tem de significar a perda, o desaparecimento do outro, ou se ambos conseguem e devem coexistir num mundo moderno, preocupado com o conforto, a imagem, a facilidade e o acesso, e ao mesmo tempo com o pensamento, a reflexão e a criação.

[Contra] Processo é uma exposição desenvolvida em parceria com a Sociedade Nacional de Belas Artes e organizada pelo Coletivo Paprika, alunos finalistas do curso de Produção Artística, especialização em Gravura e Serigrafia, da Escola Artística António Arroio, no âmbito das disciplinas de Gestão das Artes e de Projeto e Tecnologias.

Coletivo Paprika

o artista
Escola Artística António Arroio
Eventos
Galeria de Fotos