Exposição

Do Jardim Tropical ao Carvão Vegetal II

17 Jun 2022 -
 16 Jul 2022

GALERIA DE ARTE MODERNA

 

Do jardim tropical ao carvão vegetal: o desenho na linha das metamorfoses II

A artista plástica Christine Enrègle apresenta duas séries de desenhos a carvão sobre tela de algodão (cerca de 150 x 80 cm cada um), realizadas no âmbito de residências artísticas em Lisboa em 2021, a partir das Ficus macrophylla do Jardim Botânico da Ajuda e do Jardim Botânico de Lisboa.

A exposição inscreve-se no âmbito da Temporada Portugal-França 2022.

Divide-se por dois espaços. Assim, na Galeria de Arte Moderna da Sociedade Nacional de Belas Artes são mostrados de 17 junho a 16 julho os desenhos realizados no Jardim Botânico da Ajuda e, de 8 a 31 julho, na Sala Azul do Museu Nacional de História Natural e da Ciência, os realizados no Jardim Botânico de Lisboa.

 

Estas séries de desenhos inscrevem-se no prolongamento da série anterior realizada a partir das Ficus macrophylla do Jardim da Estrela e da Praça do Principe Real, apresentada em julho 2020 na exposição Do jardim tropical ao carvão vegetal: o desenho na linha das metamorfoses, na Sociedade Nacional de Belas Artes, em Lisboa.

Estas séries são pensadas como sequências de imagens que entram em ressonância com o movimento perpétuo da metamorfose do ser vivo, do vegetal em particular. A nossa intenção é pôr em evidência a diversidade das formas vegetais geradas pelo crescimento da árvore, e sublinhar o seu carácter orgânico. Estes desenhos são vividos como o resultado (o “precipitado”) do encontro entre o vegetal e o humano, que estas formas orgânicas revelam.

Assim, numa altura em que a noção de antropoceno é recorrente, privilegiamos a reciprocidade entre os seres vivos, destacada por Emanuele Coccia que sublinha o papel de cada um (vegetal, animal, humano…) na transformação do nosso ambiente.

 

[DOSSIER DE IMPRENSA – PORTUGUÊS]

[DOSSIER DE PRESSE – FRANCÊS]

 

o artista
Christine Enrègle

A artista plástica Christine Enrègle nasceu em 1973 em França.

Doutora em Artes Visuais pela Universidade Paris 1, Panthéon-Sorbonne desde 2008, é professora de Artes Visuais na Escola superior de Design, Condé-Paris.

Durante o doutoramento, recebeu bolsas universitárias para estudar no Brasil, na Escola de Belas artes de Belo Horizonte (Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG).

Ela foi a primeira artista plástica em residência no Jardim Botânico do Rio de Janeiro em 2004, onde apresentou instalações in situ numa exposição individual no mesmo jardim.

 

Desde 2017, participa em várias residências artísticas em França e no estrangeiro, em particular em Lisboa, onde apresentou em julho 2020 desenhos numa exposição individual na Sociedade Nacional de Belas-Artes e onde recebeu a Menção honrosa no Salão dos sócios 2020, no âmbito do programa “Lisboa Capital Verde Europeia”.

Participou também em várias exposições individuais e coletivas em França, Portugal, Brasil, China e Coreia do Sul onde recebeu em 2017 o Primeiro prémio na exposição internacional organizada em Seul pelo Korean Society of Color Studies.

 

A sua abordagem artística é orientada para a prática da paisagem considerada como material, cujos elementos recolhidos, deslocados e transformados, constituem a matriz das suas instalações.

Desde 2017, privilegia o desenho a carvão sobre tela e interessa-se pela metamorfose das plantas, especialmente pelo crescimento da árvore cujo carácter orgânico sublinha.

Os seus desenhos são vividos como o resultado (o “precipitado “) do encontro entre o vegetal e o humano, que estas formas orgânicas revelam.

Eles questionam o lugar dado ao vegetal nas nossas sociedades ocidentais e o modo de relação que mantemos com ele.

Eventos

Visitas comentada pela artista 

Quarta-feira, 22 de junho de 2022, às 18h00

 

Visita Comentada pela artista com apresentação do catálogo e sessão de autógrafos

Sábado, 9 de julho de 2022, às 18h00

 

 

Galeria de Fotos
MAIS EXPOSIÇÕES
GALERIA FERNANDO DE AZEVEDO
26 Abr 2022 -
 28 Mai 2022
GALERIA FERNANDO DE AZEVEDO
07 Jun 2022 -
 09 Jul 2022
SALÃO
12 Abr 2022 -
 21 Mai 2022