Nome: Nuvem nasce da vontade de assumir a fotografia como suporte de expressão individual. A vontade de gritar ou sussurrar… por imagens… livres!
Como na poesia de José Gomes Ferreira, “O Grito Poético” capaz de reinventar e o poeta interventivo capaz de se fazer ouvir. A missão de olhar para a realidade e refletir sobre ela, denunciar e recusar o conformismo e criar novas perspetivas, reorganizar criativamente a realidade, dar voz à imaginação. Arte que expressa o pensamento e o sentir do seu criador independentemente do objeto criado.
Como nas fotografias de nuvens de Alfred Stieglitz – Equivalents, o que importa não é a representação do real, mas sim a acentuação de um estado de espírito. O sentimento do que era visto, esse, seria inesquecível, estaria para além da memoria visual.
Ambos, poeta e fotógrafo, homens do mundo, estão presentes neste projeto fotográfico, na procura interior daquilo que fazia sentido expressar e, artisticamente, na sobreposição de realidades manifestando uma constante dualidade do eu e do outro; com cores e contrastes acentuados como forma de reivindicação/reinvenção, pouca nitidez numa representação do meu mundo interior e a utilização da cor, do preto e branco como vontade de mudança e de recomeço.
O homem que nasce, cresce e anseia morrer por um bocadinho e voltar a ser outra coisa – Nuvem, talvez!
Arminda Moisés Coelho Seixal,1970: Como Artista Visual tem participado em projetos multidisciplinares que vão desde o teatro à música. Nesses processos criativos, fazem parte grupos de discussão, estudo e desenvolvimento, num trabalho conjunto em que a experimentação é uma etapa primordial.
A fotografia foi muitas vezes o ponto de partida, usada em vários ambientes cénicos desde o ano de 2000 até agora. Presentemente a fotografia é um dos meios de comunicação que lhe permitem refletir sobre si própria e o mundo.
Visitas Comentadas
Com a autora Arminda Moisés Coelho
Sábado, 4 março 2023, 16h00
© 2020 Sociedade Nacional de Belas-Artes.
Developed by Hey Digital Ventures
Powered by Sociedade Nacional de Belas-Artes