Exposição

Os 500 Desenhos de Silva Porto

29 Jan 2020 -
 07 Mar 2020

Exposição “Os 500 Desenhos de Silva Porto na coleção SNBA” apresentam-se na sua maioria, desenhos (à guarda da SNBA desde 1893) de temas paisagísticos da região de Lisboa. Trata-se da maior exposição dedicada ao pintor Silva Porto, desde a retrospetiva de pintura do Museu Soares dos Reis, em 1993, no Porto, e da maior exposição de desenhos do pintor, desde sempre. Esta será a primeira exposição que a SNBA prepara em parceria com a CML, no ano em que a cidade é distinguida como a Capital Verde Europeia 2020.

o artista
Silva Porto

Silva Porto nasceu em 1850, no Porto. A sua formação artística inicia-se em 1863, na Escola Industrial do Porto, escola pioneira de ensino mútuo que formava oficiais da indústria.

Em 1865, Silva Porto é admitido na Academia Portuense de Bellas Artes. Aqui frequenta todos os cursos disponíveis: Desenho, Arquitetura, Escultura, a que se junta no final deste impressionante conjunto, em 1870, a frequência do curso de Pintura, por três anos, até 1873. Neste ano prepara-se para o curso de “Pensionista do Estado” em França, por mais cinco anos, para frequentar a Academia de Belas Artes.

De regresso a Portugal, em 1879, é indicado para substituir o falecido Tomás da Anunciação, na Academia de Belas Artes de Lisboa. Insatisfeito com o ritmo trienal das exposições da Sociedade Promotora de Belas-Artes, procura uma alternativa independente para exposições anuais com os seus alunos e seguidores: é o Grupo da Cervejaria Leão, que se apresentará anualmente entre 1881 e 1888, logo apreciado pela novidade e qualidade.

O percurso da vida de Silva Porto permite apreciar a transição da sua formação romântica, assente numa idealização do homem e da paisagem, para depois assumir a nova posição radical e moderna: representar pela primeira vez, no terreno e frente à paisagem, aquilo que se vê, a ocorrência do aqui material, e não aquilo que idealmente deveria ser visto.

vídeo da inauguração
Galeria de Fotos