Workshop

Mulheres na arte / Artes na mulher

21 Fev 2020
29 Mai 2020
6º feiras, das 17h00 às 19h00
Corpo Docente
Professora Doutora Margarida Calado
Local
SNBA

Sobre o Workshop

1ª parte – As mulheres na arte

A representação da mulher na arte ocidental, da pré-história ao século XX: Pretende fazer uma revisão de como a mulher foi representada desde as «vénus paleolíticas» às divindades femininas da zona mediterrânica e à sua representação na cultura clássica greco-romana. Passar-se-á de seguida à representação da mulher na cultura cristã medieval, da Eva pecadora, à Virgem, mas também às representações alegóricas da Igreja e da Sinagoga. A partir do Renascimento surge na arte a representação do nu feminino, tópico fundamental até ao séc. XIX. Terminaremos com uma abordagem da mulher no século XX e da transformação profunda do seu papel na sociedade com reflexos evidentes nas artes.

Será feita uma breve análise da forma como a historiografia da arte abordava a arte das mulheres e o papel fundamental de Linda Nochlin e de historiadoras e artistas posteriores na visão da história da arte atual.

– As mulheres artistas na Antiguidade e Idade Média – breve referência aos dados disponíveis.

– O Renascimento e o Maneirismo – o papel da mulher na cultura renascentista e as primeiras artistas a destacar (Sofonisba Anguissola, Lavinia Fontana, entre outras). Relação da arte das mulheres com o aparecimento das Academias.

– A época barroca – As artistas mais em destaque como Artemisia Gentileschi, Clara Peeters e Josefa de Óbidos e a sua inserção na cultura artística europeia.

– O século XVIII, o Iluminismo e o papel cultural da mulher na política e na sociedade. A «explosão» de artistas em destaque, como Rosalba Carriera, Elisabeth Vigée-Lebrun e Angélica Kauffmann. As mulheres na Royal Academy de Londres e a educação artística das mulheres no século XIX. A situação portuguesa.

– O século XIX e a importância das mulheres nas vanguardas artísticas: Rosa Bonheur, Berthe Morisot, Mary Cassatt. As academias livres e o ensino das mulheres no final do século XIX. O caso de Aurélia de Sousa e de Sofia de Sousa. A duquesa de Palmela na escultura.

– A 1ª guerra mundial e as modificações sociais daí decorrentes. As mulheres na Bauhaus. A evolução da arte das mulheres até aos anos 70 do século XX e a afirmação do feminismo. As mulheres na arte ocidental (Europa e USA). A mudança nos paradigmas do juízo estético.

– A situação em Portugal: Sara Afonso, Milly Possoz e Estrela Faria. As «Novas cartas portuguesas» e a sua importância no desencadear de uma cultura feminista. Clara Meneres e outras artistas que lhe estão associadas. As mulheres no ensino artístico em Portugal no século XX.

Mais Workshops

21 Set 2018 -
 07 Jun 2019
06 Fev 2019 -
 12 Jun 2019
Faça a sua pré-inscrição.