Exposição

Mundo Novo & Natura Naturans

07 Feb 2024 -
02 Mar 2024

O Salão da SNBA recebe duas exposições dos artistas Ilídio Salteiro e Dora Iva Rita. 

Ilídio Salteiro (n. 1953) desenvolve o seu tema em torno da paisagem e do território, sobrepondo ficções e narrativas com uma revisitação ao mundo imaginário da pintura.  

Os trabalhos de Ilídio Salteiro são o resultado de um processo artístico com início em 2018, em torno de uma ideia de Babel entendida como metáfora do mundo novo que se vem instalando, sobre valores de bem e de mal cada vez mais líquidos. A opção pela pintura a óleo resulta da valorização dos modos ancestrais de fazer arte, num tempo onde reina o imediato, o efémero e o ocasional.  

O processo artístico de Ilídio Salteiro vai absorvendo as dinâmicas de pré-pandemias, pandemias e pós-pandemias, vai vivendo entre a incerteza e a certeza de muitas guerras, ao mesmo tempo que se confronta com a necessidade emergente de ancorar a sobrevivência da inteligência humana em inteligências artificiais.  

 

Dora Iva Rita (n. 1954) apresenta aguarelas e objetos que exploram as correspondências telúricas entre o amor e a morte, num abraço dos seres e das terras. 

Cada uma das suas pinturas é antecedida por um suporte, efémero ou físico, construído como objeto, escultura, ready-made ou assemblage. Estes objetos agregam os mesmos pressupostos da pintura: uma arqueologia do contemporâneo. São frágeis na sua constituição eclética com elementos silvestres, têxteis e cerâmicos (ninhos, ramos ou pedras, o têxtil onde o algodão é enformado com colas e terracota, onde se ensaiam técnicas ancestrais, como o brunido, engobes e esgrafitado). 

Para Dora Iva Rita a Pintura apresenta-se como atitude reflexiva e de debate sobre as questões da humanidade no mundo. 

o artista
Ilídio Salteiro & Dora Iva Rita

Ilídio Salteiro (1953), artista-plástico / pintor, professor associado com agregação jubilado na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa e investigador do CIEBA, Centro de Investigação e Estudos em Belas Artes. 

Licenciado em Artes Plásticas / Pintura na Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa (1979), mestre em História da Arte na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (1987), doutor em Belas-Artes na especialidade de Pintura na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (2006), defendeu provas de agregação em Belas Artes Pintura na Universidade de Lisboa (2019). 

Com uma produção artística constante, realizou várias exposições colectivas e individuais desde os anos 70. De todas elas e mais recentemente salientam “O Centro do Mundo” no Museu Militar de Lisboa” entre maio e setembro de 2013, “Faróis e Tempestades” na Galeria FBAUL em janeiro de 2018 e “Trezenzónio” na Fundación Cristobal Gabarron, em Múrcia, Espanha entre setembro 2019 e janeiro de 2020. 

No âmbito da investigação tem desenvolvidos temáticas publicadas em diversas revistas e livros situadas entre as questões sobre a integração do objecto artistico nos espaços religiosos cristãos (Do retábulo ainda aos novos modos de o fazer e pensar, Lisboa: FBAUL) e as metodologias da produção artística contemporânea, (“Arte Contemporânea, Produção de Património Cultural”, in Novos Estudos de Direito de Patrimonio Cultural, Lisboa: Petrony Editora). 

 

Dora Iva Rita (1954), artista-plástico / pintor. Licenciatura em Artes Plásticas-Pintura (Escola Superior de Belas-Artes, 1981); Mestre em História da Arte (FCSH da Universidade Nova de Lisboa, 1987); Pós graduada em Psicologia da Consciência (Universidade Autónoma / Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa); Doutorada em Belas Artes pela Universidade de Lisboa (2016). 

Desde 1982 tem participado em iniciativas de intervenção social, cultural, artística e investigativa, em colaboração com o pintor Ilídio Salteiro, nomeadamente o restauro de uma fragata do Tejo e a sua promoção como centro de dinâmica cultural e encontro entre as margens do Estuário do Tejo (1982-1992); Casa de Santa Bárbara de Nexe – contemporary art, um projeto de criação, divulgação e intercâmbio de experiências artísticas (2005-2009). 

Como artista plástica desenvolve um trabalho contínuo de investigação e exploração de meios de expressão, especialmente volumetrias em tecnologias leves relacionadas com a expressividade têxtil, assim como em cerâmica, onde transfere para a arte actual metodologias ancestrais, como o brunido, o esgrafitado e os engobes. Expõe desde 1982 tendo participado em diversas exposições coletivas, realizado 25 exposições individuais e 14 intervenções em espaços públicos, urbanos e paisagísticos, em Portugal, Europa e África. 

Desenvolve investigação nas seguintes linhas: Iconologia e percepção visual; antropologia da arte; arte e sustentabilidade, com diversos artigos e livros publicados. 

Eventos

Visitas Comentadas

Com os autores Ilídio Salteiro & Dora Iva Rita
Sábado, 10, 17 e 24 fevereiro, 16h00

Sábado, 02 março, 16h00

MAIS EXPOSIÇÕES
Pinturas em que a mediação de fenómenos naturais é transformada em paisagens da experiência.
09 Feb 2020