Evento

João Francisco Vilhena À CONVERSA com Pedro Simões Dias

26 Jun 2025 -

À CONVERSA

João Francisco Vilhena

5ª FEIRAS
18h30 – 20h00

À conversa, pretende ser um diálogo à volta das imagens e da experiência que os meus convidados tiveram e têm com elas.

O que é uma imagem?

“Uma imagem não vale mil palavras, mas vale mil perguntas”
Allan Sekula

As imagens ligam-nos ao mundo e ao que, neste, muda. Nos dias de hoje a imagem vale tudo. E tudo é imagem.

Uma imagem pode não valer mil palavras, mas vale mil perguntas.

Contemplamos o reflexo da nossa alma num ecrã de um iPhone, de um androide, de um tablet, e definhamos como Narciso admirando a sua imagem.

Vivemos na era do polido e do expoente do eu. eu e mais eu.

Perdemo-nos de nós e dos outros num desfile interminável de imagens na rede global do mundo, audiovisual, e digital onde todos somos amigos. Comunicamos por e com emojis. As imagens perdem significado perante a ausência de discurso. Não conversamos, não questionamos, não meditamos. A identidade da sociedade atual reflete-se na arte do gosto ou não gosto.

Uma imagem pode não valer mil palavras, mas vale, certamente mil perguntas.

Os meus convidados provenientes de diferentes áreas culturais, onde a arte tem um lugar próprio na sua forma de comunicar, vão dialogar comigo sobre este novo mundo onde as imagens são omnipresentes.

A primeira pergunta a fazer é sempre igual para cada convidado:

O que é uma imagem? Está dada a partida para uma conversa que se prevê muito rica, tanto no campo do reportório visual, como no campo cultural e sensorial de cada um: Qual a primeira imagem que os tocou? Qual o lugar dessa imagem no seu trabalho?

Cada sessão de À CONVERSA tem a duração de 1h30. À CONVERSA pretende recuperar o espírito das velhas tertúlias artísticas onde a criatividade e debate no campo das artes era um verdadeiro prazer. Vamos discorrer sobre as imagens que nos formam e fazem parte de nós, as imagens que nos rodeiam e não largam, as imagens que influenciaram o trabalho artístico de cada um, com figuras que são uma referência na sua área de trabalho. As conversas pretendem-se soltas, íntimas e divertidas, sem preconceitos e reveladoras da figura criadora de cada um.

OBJECTOS/IMAGENS
Cada convidado traz para a conversa 1 objeto que define a sua imagem e individualidade enquanto pessoa e artista.

DESTINATÁRIOS
Sócios da SNBA, amantes das artes e público em geral.

MAIS Eventos