A Sociedade Nacional de Belas-Artes, em parceria com a Galeria NAVE, convida para a abertura da exposição Pão e Fio, de Sonia Navarro, no dia 29 de outubro, às 18h30, na Galeria de Arte Moderna da SNBA.
A exposição reúne obras de diferentes períodos do percurso da artista visual espanhola, cuja prática parte de materiais e tradições têxteis ligados historicamente ao trabalho doméstico, às economias de subsistência e às dinâmicas de cuidado.
Através da costura, do bordado e da reutilização de materiais como o esparto, a lã, o linho, o feltro e a borracha, Sonia Navarro desloca saberes e práticas artesanais para o campo da criação artística contemporânea, valorizando o trabalho manual, a transmissão de conhecimentos entre gerações e formas de produção partilhada.
O pão e o fio, elementos que dão título à exposição, evocam duas necessidades essenciais — alimentar e proteger — e tornam-se ponto de partida para uma reflexão sobre o trabalho, o cuidado, a memória e o valor de saberes historicamente invisibilizados.
Exposição patente de 30 de outubro a 28 de novembro.
Entrada livre.