Sinopse
Durantes os séculos XVIII e XIX formaram-se grandes colecções no mundo. O papel central do curador é muitas vezes visto como o de um especialista em cultura visual e gosto.
Adrian George
É mais conhecido como selecionador e intérprete de obras de arte para uma exposição, no entanto o seu papel incorpora várias competências tais como: produtor, comissário, organizador de exposições, educador e gestor. Adrian George
Curadoria de Exposições – Um Novo Olhar, curso livre e orientado por um Pintor / Curador, irá proporcionar aos alunos um encontro imersivo com a prática curatorial tal como existe no mundo da arte de hoje, com ênfase na curadoria de arte contemporânea. O curso irá convidar os participantes a olhar para o curador como um criador, talvez mesmo como um Maestro, pois ambos lidam com harmonia, seja ela estética ou especulativa. Será dado aos participantes a possibilidade de trabalhar com obras de arte de uma colecção de arte em Portugal e a partir dela será criado o projecto curatorial de final de ano lectivo 2024-2025.
Sendo as aulas ministradas numa das mais prestigiadas e antigas instituições de arte em Portugal, poder-se-á contar com um olhar peculiar sobre a curadoria. Assim, o Salão Nobre, a Galeria Pintor Fernando Azevedo e a Galeria de Arte Moderna, espaços expositivos da Sociedade Nacional de Belas Artes, serão laboratórios de sensibilização para o que se cria de melhor e mais inovador no campo da curadoria contemporânea.
Objetivos
- Aprender em concreto o que ocorre na curadoria de uma exposição de arte contemporânea, através do estímulo e aprofundamento dos conhecimentos teóricos e práticos na área da curadoria;
- Desenvolver uma percepção de como funciona a curadoria e as suas etapas de execução / concepção, implementação, desenvolvimento, produção e receção de eventos expositivos;
- Examinar casos de estudo nacionais e no estrangeiro;
- Acompanhar, no decurso das aulas, o processo de concepção, produção, montagem / desmontagem de algumas exposições levadas a cabo pela Sociedade Nacional de Belas-Artes;
- Expor os participantes a uma série de estratégias diferentes para debater, desenvolver e refinar ideias;
- Habilitar criativos de modo a poderem assumir o cargo de futuros curadores com o objectivo profissional de trabalhar em museus, galerias de arte, centros de arte, espaços alternativos / independentes e projetos dedicados à arte contemporânea.
Conteúdos
- Artista curador // Curador // Comissário;
- Curador – Colecções // Exposições;
- Curadoria // Ética – relação artista-curador, angariação de recursos, conflitos de interesse e política;
- História e Teoria da Curadoria;
- Montagem de exposições;
- Projectos curatoriais individuais e participativos/colaborativos;
- Planeamento, financiamento e gestão de projectos curatoriais.
Metodologias de Ensino
- Durante as aulas serão desenvolvidas actividades ligadas à escrita sobre obras de arte, à edição, ao desenho de espaços expositivos e à curadoria de exposições;
- Visualização de vídeos sobre a concepção e montagem das exposições;
- Recurso a bibliografia, catálogos, jornais e revistas sobre exposições de arte contemporânea;
- Visitas orientadas às exposições temporárias das seguintes instituições e feiras de arte contemporânea: ARCOLisboa 2026, DrawingRoom 2025, Fundação Calouste Gulbenkian / Centro de Arte Moderna, Galerias de Arte (Porto e Lisboa), Museu de Arte Contemporânea da Fundação Serralves, Museu Nacional Soares dos Reis e Sociedade Nacional de Belas-Artes.
- “Na conversa com…” – Oradores convidados (artistas plásticos, arquitectos, coleccionadores, curadores, directores de museus, designers de exposições).
Bibliografia
Art on Display 1949-69. Calouste Gulbenkian Museum. 2019/2020.
A Brief History Of Curating by Hans Ulrich Obrist. Editor: JRP RINGIER
ISBN: 9783905829556.
Dentro del cubo blanco. La ideología del espacio expositivo. Brian O’Doherty, CENDEAC, 2011.
Exposiciones y comisariado – relatos cruzados. Olga Fernández López. Cátedra.
Galerías de arte – conceptos, historias y otras particularidades. Pedro Marín Boza. Cátedra.
História da Coleção. Serralves. Catarina Rosendo.
How to Write About Contemporary Art. Gilda Williams. 2014. Thames & Hudson.
René D’Harnoncourt and the Art of Installation. Michelle Elligott. The Museum of Modern Art, New York.
Salon to Biennial. Exhibitions that made art history, Vol. I y Vol. II. Altshuler, Bruce (ed.). London; New York: Alianza Editorial, 2019.
Scénographie D’Exposition. Philip Hughes. Eyrolles.
Storytelling exhibitions, identity, truth and wonder. Philip Hughes, 2021, Bloomsbury Publishing.
The Curator’s Handbook de Adrian George. Editor: Thames & Hudson Ltd.
The Power of Display: a History of exhibition. Installations at the Museum of Modern Art. 1998. Mary Staniszenski.
Uma Breve História da Curadoria de Sara & André. Editor: Documenta.
Ways of Curating by Hans Ulrich Obrist.
Condições de Pagamento
Matrícula (liquidação no ato da matrícula) – 105,00€
1ª Propina até 03/10 – 115.00€
2ª Propina até 30/11 – 115.00€
3ª Propina até 31/01 – 115.00€
4ª Propina até 31/03 – 115.00€
Docente
José Rosinhas (Porto, 1972). Licenciatura em Artes Plásticas – Pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (1993-1998). Pós-graduação em Gestão de Património Cultural pela Escola das Artes – Universidade Católica Portuguesa (2003-2004).
Ao longo de vinte e cinco anos tem vindo a desenvolver diversas atividades como formador, professor, curador, comissário de Turismo Cultural e programador cultural com várias instituições culturais. Atualmente, desempenha funções de diretor artístico do projeto “José Rosinhas Art Gallery Wall” | Curador Independente | Comissário de Turismo Cultural | Artista Plástico.