Exposição

João da Silva (1880-1960)

25 Sep 2020

A SNBA apresenta duas exposições do escultor João da Silva (1880-1960).

Este autor, expoente da escultura simbolista, é também o grande inovador da medalha cunhada em Portugal.
A exposição “O Escultor Animalista” apresenta a vertente animalista do autor, onde as suas peças se suspendem no gesto, nos movimentos ágeis e momentâneos dos jovens animais.

A exposição “O Legado e a Crise de 1952 da SNBA” remete para 1952, quando a SNBA estava encerrada e selada, pelo Estado Novo, há longos meses e sem perspetivas de solução. Aí o escultor João da Silva e a sua mulher, a pianista Maria do Pilar, registam em testamento notarial, no mês de agosto desse ano de chumbo, o seu legado inteiramente a favor da Sociedade Nacional de Belas Artes.

São aqui documentados todos os detalhes, desde a expulsão do associado Eduardo Malta ao encerramento da Sociedade pelo Ministério do Interior, passando pelo longo silêncio do regime.

o artista
João da Silva

João da Silva nasceu em Lisboa a 1 de Dezembro de 1880.

No início de carreira trabalhou como aprendiz de cinzelador e joalheiro. Prosseguiu os estudos no estrangeiro, estudando cinzelagem e Medalhística.

Enquanto escultor destacou-se como medalhista, mas também se dedicou ao estudo de animais.

Eventos
vídeo da inauguração
Galeria de Fotos
MAIS EXPOSIÇÕES
De Casa para um Mundo...
15 Jan 2022
Obras de uma simplicidade rústica que deliberadamente contrariam a confusão frequente entre obra de arte e objeto decorativo
22 Feb 2020
A Chuva Cai ao Contrário
20 Jul 2019