Exposição

Velhas e Novas Cores – a cor da vida

27 Jul 2023 -
26 Aug 2023

Velhas e Novas cores! 

 

A presente exposição abrange obras executadas no pós-pandemia e como consequência de uma espécie de libertação deste complexo problema que atingiu a humanidade de forma fulminante no início de 2020. 

A utilização maciça das cores são fruto da necessidade desta libertação sendo importantíssimajá que definem os contornos e são a base das formas que trabalham em conjunto, geram a composição que dará tensão, contraste e dinâmica aos vários planos.  

Entre figuração e abstração, sem escolher uma ou outra, as obras privilegiam a densidade cromática e a expressividade das cores. 

A pintura figurativa ou não, preenche o espaço da tela com cores vivas e formas que perseguem o curso das histórias, das emoções, das constantes inquietações e o desejo de desvendá-las.  

Quase sempre impondo um cariz interventivo como algo que incomoda, e que leva à necessidade de trabalhar como forma de denúncia ou de exorcismo. 

Mas a cor também surge dos lugares e das vivências do quotidiano. 

o artista
Cabral Pinto

Artista Plástico, professor com formação em Pintura/Artes Visuais e complementar em Ensino/Educação Tecnológica. É ainda licenciado em Administração Escolar.

Realizou a primeira exposição individual em 1971 em Timor. Em 2017 Expõe individualmente na Galeria Vieira Portuense- Porto “Impulsos Contraditórios”. Em 2019 expõe “Figuras de outro caminho” na Galeria Barca D’Artes- Viana do Castelo.

Em 2020 expõe “Configurações e aparências” na Pousada de Valença.

Em 2022 Expõe “Olhar o tempo no futuro que passa-75 Anos”, no Museu Municipal de Espinho, e na Galeria da Escola Superior de Educação-Viana do Castelo.

Neste ano é curador da Exposição “Grandes Mestres “- Exposição Internacional no Mosteiro de Ancede-Baião com representação de nomes cimeiros da pintura mundial, como Pablo Picasso, Salvador Dali, Andy Warhol, e nacionais, como Paula Rego e Vieira da Silva.

Foi Diretor Artístico da Bienal Internacional de Arte de Cerveira de 2016 a 2022.

 

Está representado no Museu Diogo Gonçalves – Portimão, na Câmara Municipal de Almada, na coleção do Museu da Bienal de Cerveira, no acervo do Museu Municipal de Espinho e em diversas coleções institucionais e particulares em Portugal e no estrangeiro.

Eventos
MAIS EXPOSIÇÕES
In the context of museology, the central principal of “Planta Pedra” brings together several issues of interest.
30 Dec 2020
GALERIA PINTOR FERNANDO DE AZEVEDO
17 Dec 2024 -
25 Jan 2024