1ª parte – As mulheres na arte
A representação da mulher na arte ocidental, da pré-história ao século XX: Pretende fazer uma revisão de como a mulher foi representada desde as «vénus paleolíticas» às divindades femininas da zona mediterrânica e à sua representação na cultura clássica greco-romana. Passar-se-á de seguida à representação da mulher na cultura cristã medieval, da Eva pecadora, à Virgem, mas também às representações alegóricas da Igreja e da Sinagoga. A partir do Renascimento surge na arte a representação do nu feminino, tópico fundamental até ao século XIX. Terminaremos com uma abordagem da mulher no século XX e da transformação profunda do seu papel na sociedade com reflexos evidentes nas artes.
Bibliografia:
- BERGER, John – Modos de Ver. Lisboa: Edições 70, 1980 (Arte & Comunicação 3)
- GOMBRICH, E. H. – The story of Art. 12th ed. – enlarged & revised. London: Phaidon, 1973 (tradução portuguesa)
- KEMP, Martin (Introdução e compilação) – História da Arte no Ocidente. Lisboa: Editorial Verbo, 2006
- PEREIRA, Paulo – Arte Portuguesa. História essencial. Círculo de Leitores e Temas e Debates, 2011
2ª parte – A arte das mulheres
Será feita uma breve análise da forma como a historiografia da arte abordava a arte das mulheres e o papel fundamental de Linda Nochlin e de historiadoras e artistas posteriores na visão da história da arte atual.
As mulheres artistas na Antiguidade e Idade Média – breve referência aos dados disponíveis.
O Renascimento e o Maneirismo – o papel da mulher na cultura renascentista e as primeiras artistas a destacar (Sofonisba Anguissola, Lavinia Fontana, entre outras). Relação da arte das mulheres com o aparecimento das Academias.
A época barroca – As artistas mais em destaque como Artemisia Gentileschi, Clara Peeters e Josefa de Óbidos e a sua inserção na cultura artística europeia.
O século XVIII, o Iluminismo e o papel cultural da mulher na política e na sociedade. A «explosão» de artistas em destaque, como Rosalba Carriera, Elisabeth Vigée-Lebrun e Angélica Kauffmann. As mulheres na Royal Academy de Londres e a educação artística das mulheres no século XIX. A situação portuguesa.
O século XIX e a importância das mulheres nas vanguardas artísticas: Rosa Bonheur, Berthe Morisot, Mary Cassatt. As academias livres e o ensino das mulheres no final do século XIX. O caso de Aurélia de Sousa e de Sofia de Sousa. A duquesa de Palmela na escultura.
A 1ª guerra mundial e as modificações sociais daí decorrentes. As mulheres na Bauhaus. A evolução da arte das mulheres até aos anos 70 do século XX e a afirmação do feminismo. As mulheres na arte ocidental (Europa e USA). A mudança nos paradigmas do juízo estético.
A situação em Portugal: Sara Afonso, Milly Possoz e Estrela Faria. As «Novas cartas portuguesas» e a sua importância no desencadear de uma cultura feminista. Clara Meneres e outras artistas que lhe estão associadas. As mulheres no ensino artístico em Portugal no século XX.
Bibliografia:
- BORZELLO, Frances – Seeing Ourselves. Women’s Self-Portraits. London: Thames & Hudson, 2016
- D’ALLEVA, Anne – How to write Art History. 2nd ed. London: Laurence King Publishing, 2012
- Methods & Theories of Art History. 2nd ed. London: Laurence King Publishing, 2012
- CALADO, Margarida – Mulheres, artistas. Dicionário da Arte Barroca em Portugal. Lisboa: Presença, 1989
- A mulher no Ensino Superior Artístico em Portugal – Escola Superior de Belas Artes de Lisboa 1963-1973.
- A mulher e o ensino superior, a investigação científica e as novas tecnologias em Portugal. Lisboa: Comissão da Condição Feminina, 1987 (Cadernos da Condição Feminina, 21)
- Um novo modo de ver no final do século XX – O feminino nas artes plásticas. Congresso de Arte Portuguesa Contemporânea. Comunicações. Funchal: Instituto Superior de Artes Plásticas da Madeira, 1988
- Mulheres artistas na época barroca em Portugal. Olhares sobre as Mulheres. Homenagem a Zília Osório de Castro. Universidade Nova de Lisboa: CESNOVA. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, 2011
- HODGE, Susie – Breve Historia de las Mujeres Artistas. Barcelona: Blume, 2020
- OLIVEIRA, Márcia – Arte e feminismo em Portugal no contexto pós-revolução. Vila Nova de Famalicão: Edições Húmus, 2015
- REILLY, Maura (Edited by) – The Linda Nochlin Reader. London: Thames & Hudson, 2015
- VICENTE, Filipa Lowndes – A arte sem história. Mulheres e cultura artística (Séc. XVI-XX). Lisboa: Babel, 2012
Condições de Inscrição
Docente: Professora Doutora Margarida Calado
5ª feiras (aulas presenciais/online)
Horário: 16h00 às 18h00
N.º de horas totais: 30 horas (em 15 sessões)
N.º de participantes
Mínimo: 10
Máximo: 25
Propina para novos alunos: € 240,00
Propina para Sócios/Alunos SNBA: € 200,00
Preço
Sócios e alunos SNBA (sem valores em atraso) – 200€
Não sócios: 240€