Workshop

As Mulheres na Arte / A Arte das Mulheres

09 Abr 2021
16 Jul 2021
sextas-feiras, das 17h00 às 19h00
Corpo Docente
Professora Doutora Margarida Calado
Local
SNBA

Sobre o Workshop

1ª parte – As mulheres na arte

A representação da mulher na arte ocidental, da pré-história ao século XX: Pretende fazer uma revisão de como a mulher foi representada desde as «vénus paleolíticas» às divindades femininas da zona mediterrânica e à sua representação na cultura clássica greco-romana. Passar-se-á de seguida à representação da mulher na cultura cristã medieval, da Eva pecadora, à Virgem, mas também às representações alegóricas da Igreja e da Sinagoga. A partir do Renascimento surge na arte a representação do nu feminino, tópico fundamental até ao século XIX. Terminaremos com uma abordagem da mulher no século XX e da transformação profunda do seu papel na sociedade com reflexos evidentes nas artes.

Bibliografia:

  • BERGER, John – Modos de Ver. Lisboa: Edições 70, 1980 (Arte & Comunicação 3)
  • GOMBRICH, E. H. – The story of Art. 12th ed. – enlarged & revised. London: Phaidon, 1973 (tradução portuguesa)
  • KEMP, Martin (Introdução e compilação) – História da Arte no Ocidente. Lisboa: Editorial Verbo, 2006
  • PEREIRA, Paulo – Arte Portuguesa. História essencial. Círculo de Leitores e Temas e Debates, 2011

2ª parte – A arte das mulheres

Será feita uma breve análise da forma como a historiografia da arte abordava a arte das mulheres e o papel fundamental de Linda Nochlin e de historiadoras e artistas posteriores na visão da história da arte atual.
As mulheres artistas na Antiguidade e Idade Média – breve referência aos dados disponíveis.
O Renascimento e o Maneirismo – o papel da mulher na cultura renascentista e as primeiras artistas a destacar (Sofonisba Anguissola, Lavinia Fontana, entre outras). Relação da arte das mulheres com o aparecimento das Academias.

A época barroca – As artistas mais em destaque como Artemisia Gentileschi, Clara Peeters e Josefa de Óbidos e a sua inserção na cultura artística europeia.
O século XVIII, o Iluminismo e o papel cultural da mulher na política e na sociedade. A «explosão» de artistas em destaque, como Rosalba Carriera, Elisabeth Vigée-Lebrun e Angélica Kauffmann. As mulheres na Royal Academy de Londres e a educação artística das mulheres no século XIX. A situação portuguesa.
O século XIX e a importância das mulheres nas vanguardas artísticas: Rosa Bonheur, Berthe Morisot, Mary Cassatt. As academias livres e o ensino das mulheres no final do século XIX.    O caso de Aurélia de Sousa e de Sofia de Sousa. A duquesa de Palmela na escultura.

A 1ª guerra mundial e as modificações sociais daí decorrentes. As mulheres na Bauhaus. A evolução da arte das mulheres até aos anos 70 do século XX e a afirmação do feminismo.    As mulheres na arte ocidental (Europa e USA). A mudança nos paradigmas do juízo estético.
A situação em Portugal: Sara Afonso, Milly Possoz e Estrela Faria. As «Novas cartas portuguesas» e a sua importância no desencadear de uma cultura feminista. Clara Meneres e outras artistas que lhe estão associadas. As mulheres no ensino artístico em Portugal no século XX.

Bibliografia:

  • BORZELLO, Frances – Seeing Ourselves. Women’s Self-Portraits. London: Thames & Hudson, 2016
  • D’ALLEVA, Anne – How to write Art History. 2nd ed. London: Laurence King Publishing, 2012
  • Methods & Theories of Art History. 2nd ed. London: Laurence King Publishing, 2012
  • CALADO, Margarida – Mulheres, artistas. Dicionário da Arte Barroca em Portugal. Lisboa: Presença, 1989
  • A mulher no Ensino Superior Artístico em Portugal – Escola Superior de Belas Artes de Lisboa 1963-1973.
  • A mulher e o ensino superior, a investigação científica e as novas tecnologias em Portugal. Lisboa: Comissão da Condição Feminina, 1987 (Cadernos da Condição Feminina, 21)
  • Um novo modo de ver no final do século XX – O feminino nas artes plásticas. Congresso de Arte Portuguesa Contemporânea. Comunicações. Funchal: Instituto Superior de Artes Plásticas da Madeira, 1988
  • Mulheres artistas na época barroca em Portugal. Olhares sobre as Mulheres. Homenagem a Zília Osório de Castro. Universidade Nova de Lisboa: CESNOVA. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, 2011
  • HODGE, Susie – Breve Historia de las Mujeres Artistas. Barcelona: Blume, 2020
  • OLIVEIRA, Márcia – Arte e feminismo em Portugal no contexto pós-revolução. Vila Nova de Famalicão: Edições Húmus, 2015
  • REILLY, Maura (Edited by) – The Linda Nochlin Reader. London: Thames & Hudson, 2015
  • VICENTE, Filipa Lowndes – A arte sem história. Mulheres e cultura artística (Séc. XVI-XX). Lisboa: Babel, 2012

 

Condições de Inscrição

Docente: Professora Doutora Margarida Calado

6ª feiras (aulas presenciais ou em sistema síncrono/assíncrono se a evolução da situação pandémica assim o voltar a exigir)

Horário: 17h00 às 19h00

N.º de horas totais: 30 horas (em 15 sessões)

Dias 09, 16, 23 e 30 de Abril.
Dias 07, 14, 21 e 28 de Maio.
Dias 04, 11, 18 e 25 de Junho.
Dias 02, 09 e 16 de Julho.

 

N.º de participantes 

Mínimo: 10
Máximo: 25

Propina para novos alunos: € 240,00
Propina para Sócios/Alunos SNBA: € 150,00

Mais Workshops

Faça a sua pré-inscrição.