WORKSHOP DE PINTURA DE OBSERVAÇÃO A ÓLEO
Este workshop destina-se a todos os interessados em aprofundar os seus conhecimentos técnicos e artísticos relativos à pintura a óleo a partir da observação de objectos. Composição de objectos (estatuária, bustos e panejamento) para aprofundar noções de desenho e pintura num único suporte: a tela.
O objectivo deste workshop é o poder de síntese na observação das formas e forças encontradas nos objectos observados.
Iremos portanto focar-nos em dois aspectos de maior interesse:
1. As formas:
– Proporção.
– Luz-sombra
– Composição
– Cor.
Este primeiro ponto é o mais importante e aquele que nos irá permitir obter uma pintura mais exacta e objectiva. Será o “balizamento” da nossa realidade pictórica e será percorrido permanentemente durante todas as sessões.
É o que é visível.
2. As forças:
– O gesto
– A Figura-fundo/ limites
– A presença dos objectos
– valor expressivo
Neste segundo ponto temos os valores expressivos e emocionais relativos à experimentação de ver a realidade. Vamos abordar este assunto da subjectividade e idiossincrasia especifica do olhar de cada um.
É a sensação visual.
Durante as sessões, far-se-á uma introdução teórica com referências bibliográficas.
Faremos acompanhar todas as sessões de pintura por um pequeno texto retirado de livros que servem como referência para a pintura figurativa de interpretação da realidade.
Começaremos assim a sintetizar as formas e forças dos objectos com base na geometria de Cézanne (e citando o livro de Joaquim Gasquet).
Citaremos Paul Valéry em dois livros: o “Degas Dança Desenho” sobre o movimento que descreve a realidade observada em Degas, e o “Senhor Teste” cuja descrição da presença das coisas se revela mais importante do que as próprias.
Far-se-á também referência a um livro e a um filme que retratam a reciprocidade entre o observado e o observador na criação pictórica: o livro do critico britânico Martin Gayford “ Man with the blue scarf”, que retrata o dia-a-dia de Lucian Freud ao pintar o retrato de Gayford, e o filme “La Belle Noiseuse” de Jacques Rivette que fala sobre a intensidade de criar e procurar o infinito na observação.
Materiais:
– 1 tela 30 x 40 cm de linho ou algodão preparado para pintura a óleo
– tintas de óleo Sennelier Green for oil ( vermelho azo red medium, azul ultramarino, amarelo limão
e branco titânio) tubos pequenos de 40ml.
– pinceis variados
– carvão ou lápis aguarelavel para esboço.
Bibliografia:
FAURE, Elie e GASQUET Joaquim – Paul Cézanne por Élie Faure seguido de O que ele me disse… por Joaquim Gasquet [2012]. 2 a edição. Lisboa: Sistema Solar, 2016.
GAYFORD, Martin – The man with the blue scarf [2010]. Londres: Thames and Hudson, 2010
GENET, Jean – No sentido da Noite [2016]. Lisboa: Sistema Solar, 2016
GENET, Jean – Oestúdio de Alberto Giacometti [1988]. Lisboa: Assírio e Alvim, 1988.
JACINTO, João – Arder de mãos. Lisboa: 2013. Tese de Doutoramento em Desenho orientada pelo professor doutor Pedro Saraiva, apresentada à Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa
em 2013.
JAUNIN, Françoise – Balthus_ meditaciones de un caminante solitario de la pintura [1999]. Buenos Aires: Las Cuarenta, 2010.
LISPECTOR, Clarice – Água Viva [1973]. Lisboa: Relógio D’água, 2012.
MERLEAU-PONTY, Maurice – o olho e o espírito [1960]. 2 edição. Lisboa: Nova Vega, 1997.
VALÉRY, Paul – Degas Dança Deseho, 1 ed. São Paulo, SP: CosacNaify, 2012.
VALÉRY, Paul – O Senhor Teste, Lisboa: Relógio D´água, 2018.
N.º de horas totais: 20h (em 5 sessões) de 10 a 14 de Julho das 15h às 19h
N.º mínimo de participantes : 10
Destinatários: Todas as pessoas com idade superior a 14 anos com gosto pela pintura.
Valor:
200,00€ para sócios e alunos da SNBA (sem pagamentos em atraso)
240,00€ para novos alunos
Nota: Entrega de certificado de participação