Arte Religiosa: ortodoxia e heterodoxia
Trimestral
(Outubro – Dezembro)
Sinopse
Curso lecionado a partir da reflexão em torno do conceito de arte religiosa, recorrendo a exemplos da chamada Arte Antiga e da Arte Contemporânea. Para além da lecionação através do visionamento e análise de obras de arte, o curso prevê visitas de estudo a espaços religiosos e museológicos (as despesas das visitas serão asseguradas por cada aluno).
Objetivos
Refletir sobre o conceito de arte religiosa, conhecendo exemplos de diferentes épocas históricas.
Estudar diferentes posicionamentos perante a arte religiosa.
Analisar obras de arte religiosa, perscrutando as suas diferentes camadas de informação.
Reconhecer a atualidade da arte religiosa no contexto da cultura contemporânea.
Perceber as linhas de fronteira entre a representação do sagrado como atitude estética.
Conteúdos
- Arte sacra e arte religiosa: (in)definição de conceitos?
- Da relação entre arte e sagrado à relação entre arte e sagrado institucional (a arte e as religiões)
- A especificidade da arte cristã na cultura ocidental
- As fontes de informação da arte religiosa
- A arte religiosa para além da arte catequética: entre a figuração e a abstração
- A arte que se transfigura em ícone
- Roturas e diálogos entre arte e religião no tempo contemporâneo
- A secularização do pensamento humano e a relação com uma omnipresente iconoteca religiosa
- Tensões, limites e fronteiras entre ortodoxia e heterodoxia da arte de identidade religiosa
- Iconofilia e iconoclastia na arte religiosa
- Sacralização e dessacralização: arte religiosa in situ e arte religiosa musealizada
Condições de Pagamento
Liquidação no ato da Matrícula: 30.00€
Propina Única:
160,00€ para sócios e alunos da SNBA (sem pagamentos em atraso)
190,00€ para novos alunos
Docente
Marco Daniel Duarte é diretor do Departamento de Estudos do Santuário de Fátima, onde dirige o Arquivo e a Biblioteca, e do Museu do Santuário de Fátima. É ainda diretor do Departamento do Património Cultural da Diocese de Leiria-Fátima.
Doutorado em História da Arte pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, tem desenvolvido a sua investigação no âmbito dos estudos da Iconografia e da Iconologia, e, bem assim, no âmbito de diferentes temáticas relacionadas com o pensamento humano no contexto da História de Fátima.
Pertence à Academia Portuguesa da História, como Académico de Número, à Academia Nacional de Belas-Artes, como Académico Correspondente Nacional, é Sócio Efetivo da Associação Portuguesa de Historiadores da Arte, Membro da Sociedade de Geografia de Lisboa, da Sociedade Nacional de Belas-Artes, da Sociedade Científica da Universidade Católica Portuguesa e do Centro de Investigação Prof. Doutor Joaquim Veríssimo Serrão. É ainda Sócio Correspondente do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (Rio de Janeiro, Brasil) e Sócio Ordinário da Pontifícia Academia Mariana Internacional, do Vaticano, onde também integra o Observatório sobre Aparições e Fenómenos Místicos.
É Investigador do CLEPUL, Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias, da Universidade de Lisboa, e do CEIS20-UC, Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, da Universidade de Coimbra, e, entre 2012 e 2016, integrou o Seminário dos Jovens Cientistas do Instituto dos Altos Estudos da Academia das Ciências de Lisboa.
Autor de vários estudos publicados em revistas científicas e editados em livro, alguns deles premiados, comissariou diversas exposições científicas subordinadas às temáticas da sua especialidade, destacando-se as que tiveram lugar no Santuário de Fátima e a que esteve patente ao público, no Palácio Nacional da Ajuda, sobre as catedrais portuguesas.