Cursos Teóricos

Cultura Visual e Teoria da Imagem

4ª Feira
18h30 - 20h30
Docente
Doutora Isabel Nogueira
Local
SNBA

Destinatários

Público, de um modo geral, interessado nas artes visuais e na sua relação com a sociedade, a cultura e a história, e que pretenda tanto solidificar conhecimentos como contactar com algumas questões pela primeira vez.

Sobre o curso

OBJETIVOS

  • A compreensão conceptual, histórica e crítica do universo da cultura visual, especificamente reportado à imagem artística, na sua componente plástica e comunicativa.
  • A identificação das particularidades, questões e relações recíprocas da imagem nos diferentes suportes e linguagens: pintura, fotografia, cinema, vídeo, ilustração.
  • O incremento da capacidade de leitura, interpretação, comparação e análise da imagem artística na sua complexidade e localização no mundo contemporâneo.
  • O desenvolvimento da capacidade de fruição da obra de arte, concorrendo para a educação do olhar sobre o objeto imagético.

CONTEÚDOS

  • O conceito de imagem na cultura ocidental.
  • A imagem como representação e sistema de significação.
  • A análise da imagem pictórica na tradição visual ocidental: o método iconológico de Erwin Panofsky.
  • O advento do modernismo, a ‘crise da representação’ e a busca de novos códigos visuais.
  • A imagem na fotografia:
    • História e representação dos géneros tradicionais da arte bidimensional (paisagem, retrato e natureza-morta).
    • A fotografia na contemporaneidade.
  • A imagem no cinema:
    • Do dispositivo cinematográfico às vanguardas das primeiras décadas do século XX (futurismo, expressionismo, impressionismo, dadaísmo, surrealismo, vanguarda russa).
    • Alguns filmes na particularidade da sua relação com a pintura.
    • O período ‘dourado’ de Hollywood e dois extremos de um classicismo (film noir e musical).
    • O neo-realismo italiano e a ideia de filmar uma realidade não-estilizada.
    • O movimento da nouvelle vague e o estabelecimento de um cinema de autor.
  • A neovanguarda, o experimentalismo americano dos anos 60 e 70 e o filme underground.
  • O pós-modernismo no cinema e a reação aos valores-chave da modernidade: intertextualidade, citação, plasticidade e ironia.

CONDIÇÕES DE PAGAMENTO

Matrícula (liquidação no ato da matrícula) – 100,00€

1ª Propina até 03/10 – 110.00€

2ª Propina até 30/11 – 110.00€

3ª Propina até 31/01 – 110.00€

4ª Propina até 31/03 – 110.00€

 

DOCENTE

Isabel Nogueira (Vila Real, 1974). Doutorada em Belas-Artes/Ciências da Arte (Univ. de Lisboa, 2010) e pós-doutorada em História e Teoria da Arte Contemporânea e Teoria da Imagem (Univ. Paris 1 Panthéon-Sorbonne, 2016). É historiadora e crítica de arte contemporânea, professora e ensaísta. Professora na Sociedade Nacional de Belas-Artes, investigadora integrada do CIEBA/FBAUL. É editora da revista Arte e Cultura Visual (CIEBA). Livros recentes: L’image dans le cadre du désir : transitivité dans la peinture, la photographie et le cinema (L’Harmattan, 2018); Teorias da arte: do modernismo à actualidade (Book Builders, 2019; 2.ª ed. 2020); Como pode ‘isto’ ser arte? Breve ensaio sobre crítica de arte e juízo de gosto (Edições Húmus, 2020); História da arte em Portugal: do Marcelismo ao final do século XX (Book Builders, 2021); Crítica de arte ou o espaço entre a Obra e o Mundo (Edições Húmus, 2021); Histoire de l’art au Portugal (1968-2000) (L’Harmattan, 2022).

 

BIBLIOGRAFIA:

 

Livro que acompanha as sessões:

NOGUEIRA, Isabel – A imagem no enquadramento do desejo: transitividade em pintura, fotografia e cinema. Lisboa: Book Builders, 2016.

 

Bibliografia complementar:

ALLEN, Robert C.; GOMERY, Douglas – Film history: theory and practice. New York: Random House, 1985.

AMAR, Pierre-Jean – História da fotografia. 2.ª ed. Lisboa: Edições 70, 2007.

ARNHEIM, Rudolf – Visual thinking. Oakland: University of California Press, 2004.

AREAL, Leonor – Cinema português: um país imaginado. Lisboa: Edições 70, 2011. 2 vols.

AUMONT, Jacques – A imagem. 8.ª ed. São Paulo: Papirus Editora, 2004.

–  El ojo interminable: cine y pintura. Barcelona: Ediciones Paidós, 1997.

AUMONT, Jacques; MARIE, Michel – Dicionário teórico e crítico de cinema. São Paulo, Papirus Editora, 2003.

– L’analyse des films. 2e éd. Paris: Nathan, 2004.

AUMONT, Jacques; MARIE, Michel [et al.] – A estética do filme. 2.ª ed. São Paulo: Papirus Editora, 2002.

BAPTISTA, Tiago – A invenção do cinema português. Lisboa: Tinta da China, 2008.

BARTHES, Roland – A câmara clara. Lisboa: Edições 70, 1998.

BAZIN, André – Qu’est-ce que le cinéma ? 14 éd. Paris: Éditions du Cerf, 2002.

BELTING, Hans – Antropologia da imagem. Para uma ciência da imagem. Lisboa: KKYM, 2014.

BERGER, John – Modos de ver. Lisboa: Edições 70, 1996.

BONFAND, Alain – Le cinéma saturé. Essai sur les relations de la peinture et des images en mouvement. Paris: Presses Universitaires de France, 2007.

BORDWELL, David; THOMPSON, Kristin – L’art du film: une introduction. Paris: De Boeck Université, 2000.

CALABRESE, Omar – Como se lê uma obra de arte. Lisboa: Edições 70, 1997.

CHALUMEAU, Jean-Luc – As teorias da arte: filosofia, crítica e história da arte de Platão aos nossos dias. Lisboa: Instituto Piaget, 1997.

CHEVALIER, Jean; GHEERBRANDT, Alain – Dicionário dos símbolos. Lisboa: Teorema, 1994.

COSTA, João Bénard da – Histórias do cinema. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1991.

COTTON, Charlotte – The photograph as contemporary art. London: Thames & Hudson, 2012.

CRARY, Jonathan – Técnicas do observador: visão e modernidade no século XIX. Lisboa: Orfeu Negro, 2017.

CUNHA, Paulo; Salles, Michele (org.) – Cinema português: um guia essencial. São Paulo: SESI, 2013.

DEBRAY, Régis – Vie et mort de l’image. Une histoire du regard en Occident. Paris: Éditions Gallimard, 1992.

CHATEAU, Dominique – Philosophies du cinéma. Paris : Armand Colin, 2010.

DELEUZE, Gilles – L’image-mouvement: cinema 1. Paris: Éditions de Minuit, D.L., 1983.

– L’image-temps: cinema 2. Paris: Éditions de Minuit, D.L., 1985.

DIDI-HUBERMAN, Georges – O que nós vemos, o que nos olha. Lisboa: Dafne Editora, 2011.

FERREIRA, Carolin Overhoff (org.) – O cinema português através dos seus filmes. Lisboa: Edições 70, 2014.

FRANCASTEL, Pierre – A imagem, a visão e a imaginação. Lisboa: Edições 70, 1998.

FRASCINA, Francis; HARRIS, Jonathan (ed.) – Art in modern culture: an anthology of critical texts. London: Phaidon Press, 1992.

FREUND, Gisèle – Fotografia e sociedade. 2.ª ed. Lisboa: Vega, 1995.

JOLY, Martine – A imagem e a sua interpretação. Lisboa: Edições 70, 2003.

– Introdução à análise da imagem. Lisboa: Edições 70,1999.

JOURNOT, Marie-Thérèse – Vocabulário de cinema. Lisboa: Edições 70, 2005.

KRAUSS, Rosalind – O fotográfico. Barcelona: Gustavo Gili, 2002.

LISTA, Giovanni – Le cinéma futuriste. Paris: Expérimental, 2008.

LOS IMPRESSIONSITAS y la fotografía, Madrid: Museo Nacional Thyssen-Bornemisza, 2019.

MONDZAIN, Marie José – Homo spectator. Lisboa: Orfeu Negro, 2015.

MORIN, Edgar – O cinema ou o homem imaginário. Lisboa: Relógio d’Água, 1997.

NOGUEIRA, Isabel – O Embaixador de Jesus de Paula Rego: uma hipótese de análise iconológica. Biblos: Revista da Faculdade de Letras. Coimbra: Faculdade de Letras da Universidade. N.º 6 (2008), p. 193-200.

OLIVEIRA, Luís Miguel (org.) – Nouvelle vague. Lisboa: Cinemateca Portuguesa, 1999.

PANOFSKY, Erwin – Renascimento e renascimentos na arte ocidental. Lisboa: Editorial Presença, s.d.

PINA, Luís de – História do cinema português. Mem Martins: Europa América, 1986.

RANCIÈRE, Jacques – Le destin des images. Paris: La Fabrique Éditions, 2003.

– Le spectateur émancipé. Paris: La Fabrique Éditions, 2008.

– Os intervalos do cinema. Lisboa: Orfeu Negro, 2012.

SADOUL, Georges – História do cinema mundial: das origens aos nossos dias. Lisboa: Livros Horizonte, 1983.

SONTAG, Susan – Sur la photographie. Paris: Christian Bourgois, 2008.

STAM, Robert – Introdução à teoria do cinema. São Paulo: Papirus Editora, 2003.

VOGEL, Amos– Film as a subversive art. London: C. T. Editions, 2005.

ZIZEK, Slavoj – Lacrimae rerum. Lisboa: Orfeu Negro, 2008.

Mais Cursos

Cursos Teóricos
5ª feira
18h30 - 20h30
Biblioteca das Imagens

João Francisco Vilhena

2ª Feira
18h30 - 20h30
História da Arte Contemporânea Portuguesa – dos anos 60 à atualidade

Doutora Isabel Nogueira

5ª Feira
18h30 - 20h30
Estética

Doutor José Carlos Pereira

Faça a sua pré-inscrição.