OBJETIVOS
- A compreensão conceptual, histórica e crítica do universo da cultura visual, especificamente reportado à imagem artística, na sua componente plástica e comunicativa.
- A identificação das particularidades, questões e relações recíprocas da imagem nos diferentes suportes e linguagens: pintura, fotografia, cinema, vídeo, ilustração.
- O incremento da capacidade de leitura, interpretação, comparação e análise da imagem artística na sua complexidade e localização no mundo contemporâneo.
- O desenvolvimento da capacidade de fruição da obra de arte, concorrendo para a educação do olhar sobre o objeto imagético.
CONTEÚDOS
- O conceito de imagem na cultura ocidental.
- A imagem como representação e sistema de significação.
- A análise da imagem pictórica na tradição visual ocidental: o método iconológico de Erwin Panofsky.
- O advento do modernismo, a ‘crise da representação’ e a busca de novos códigos visuais.
- A imagem na fotografia:
- História e representação dos géneros tradicionais da arte bidimensional (paisagem, retrato e natureza-morta).
- A fotografia na contemporaneidade.
- A imagem no cinema:
- Do dispositivo cinematográfico às vanguardas das primeiras décadas do século XX (futurismo, expressionismo, impressionismo, dadaísmo, surrealismo, vanguarda russa).
- Alguns filmes na particularidade da sua relação com a pintura.
- O período ‘dourado’ de Hollywood e dois extremos de um classicismo (film noir e musical).
- O neo-realismo italiano e a ideia de filmar uma realidade não-estilizada.
- O movimento da nouvelle vague e o estabelecimento de um cinema de autor.
- A neovanguarda, o experimentalismo americano dos anos 60 e 70 e o filme underground.
- O pós-modernismo no cinema e a reação aos valores-chave da modernidade: intertextualidade, citação, plasticidade e ironia.
CONDIÇÕES DE PAGAMENTO
Matrícula (liquidação no ato da matrícula) – 100,00€
1ª Propina até 03/10 – 110.00€
2ª Propina até 30/11 – 110.00€
3ª Propina até 31/01 – 110.00€
4ª Propina até 31/03 – 110.00€
DOCENTE
Isabel Nogueira (Vila Real, 1974). Doutorada em Belas-Artes/Ciências da Arte (Univ. de Lisboa, 2010) e pós-doutorada em História e Teoria da Arte Contemporânea e Teoria da Imagem (Univ. Paris 1 Panthéon-Sorbonne, 2016). É historiadora e crítica de arte contemporânea, professora e ensaísta. Professora na Sociedade Nacional de Belas-Artes, investigadora integrada do CIEBA/FBAUL. É editora da revista Arte e Cultura Visual (CIEBA). Livros recentes: L’image dans le cadre du désir : transitivité dans la peinture, la photographie et le cinema (L’Harmattan, 2018); Teorias da arte: do modernismo à actualidade (Book Builders, 2019; 2.ª ed. 2020); Como pode ‘isto’ ser arte? Breve ensaio sobre crítica de arte e juízo de gosto (Edições Húmus, 2020); História da arte em Portugal: do Marcelismo ao final do século XX (Book Builders, 2021); Crítica de arte ou o espaço entre a Obra e o Mundo (Edições Húmus, 2021); Histoire de l’art au Portugal (1968-2000) (L’Harmattan, 2022).
BIBLIOGRAFIA:
Livro que acompanha as sessões:
NOGUEIRA, Isabel – A imagem no enquadramento do desejo: transitividade em pintura, fotografia e cinema. Lisboa: Book Builders, 2016.
Bibliografia complementar:
ALLEN, Robert C.; GOMERY, Douglas – Film history: theory and practice. New York: Random House, 1985.
AMAR, Pierre-Jean – História da fotografia. 2.ª ed. Lisboa: Edições 70, 2007.
ARNHEIM, Rudolf – Visual thinking. Oakland: University of California Press, 2004.
AREAL, Leonor – Cinema português: um país imaginado. Lisboa: Edições 70, 2011. 2 vols.
AUMONT, Jacques – A imagem. 8.ª ed. São Paulo: Papirus Editora, 2004.
– El ojo interminable: cine y pintura. Barcelona: Ediciones Paidós, 1997.
AUMONT, Jacques; MARIE, Michel – Dicionário teórico e crítico de cinema. São Paulo, Papirus Editora, 2003.
– L’analyse des films. 2e éd. Paris: Nathan, 2004.
AUMONT, Jacques; MARIE, Michel [et al.] – A estética do filme. 2.ª ed. São Paulo: Papirus Editora, 2002.
BAPTISTA, Tiago – A invenção do cinema português. Lisboa: Tinta da China, 2008.
BARTHES, Roland – A câmara clara. Lisboa: Edições 70, 1998.
BAZIN, André – Qu’est-ce que le cinéma ? 14 éd. Paris: Éditions du Cerf, 2002.
BELTING, Hans – Antropologia da imagem. Para uma ciência da imagem. Lisboa: KKYM, 2014.
BERGER, John – Modos de ver. Lisboa: Edições 70, 1996.
BONFAND, Alain – Le cinéma saturé. Essai sur les relations de la peinture et des images en mouvement. Paris: Presses Universitaires de France, 2007.
BORDWELL, David; THOMPSON, Kristin – L’art du film: une introduction. Paris: De Boeck Université, 2000.
CALABRESE, Omar – Como se lê uma obra de arte. Lisboa: Edições 70, 1997.
CHALUMEAU, Jean-Luc – As teorias da arte: filosofia, crítica e história da arte de Platão aos nossos dias. Lisboa: Instituto Piaget, 1997.
CHEVALIER, Jean; GHEERBRANDT, Alain – Dicionário dos símbolos. Lisboa: Teorema, 1994.
COSTA, João Bénard da – Histórias do cinema. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1991.
COTTON, Charlotte – The photograph as contemporary art. London: Thames & Hudson, 2012.
CRARY, Jonathan – Técnicas do observador: visão e modernidade no século XIX. Lisboa: Orfeu Negro, 2017.
CUNHA, Paulo; Salles, Michele (org.) – Cinema português: um guia essencial. São Paulo: SESI, 2013.
DEBRAY, Régis – Vie et mort de l’image. Une histoire du regard en Occident. Paris: Éditions Gallimard, 1992.
CHATEAU, Dominique – Philosophies du cinéma. Paris : Armand Colin, 2010.
DELEUZE, Gilles – L’image-mouvement: cinema 1. Paris: Éditions de Minuit, D.L., 1983.
– L’image-temps: cinema 2. Paris: Éditions de Minuit, D.L., 1985.
DIDI-HUBERMAN, Georges – O que nós vemos, o que nos olha. Lisboa: Dafne Editora, 2011.
FERREIRA, Carolin Overhoff (org.) – O cinema português através dos seus filmes. Lisboa: Edições 70, 2014.
FRANCASTEL, Pierre – A imagem, a visão e a imaginação. Lisboa: Edições 70, 1998.
FRASCINA, Francis; HARRIS, Jonathan (ed.) – Art in modern culture: an anthology of critical texts. London: Phaidon Press, 1992.
FREUND, Gisèle – Fotografia e sociedade. 2.ª ed. Lisboa: Vega, 1995.
JOLY, Martine – A imagem e a sua interpretação. Lisboa: Edições 70, 2003.
– Introdução à análise da imagem. Lisboa: Edições 70,1999.
JOURNOT, Marie-Thérèse – Vocabulário de cinema. Lisboa: Edições 70, 2005.
KRAUSS, Rosalind – O fotográfico. Barcelona: Gustavo Gili, 2002.
LISTA, Giovanni – Le cinéma futuriste. Paris: Expérimental, 2008.
LOS IMPRESSIONSITAS y la fotografía, Madrid: Museo Nacional Thyssen-Bornemisza, 2019.
MONDZAIN, Marie José – Homo spectator. Lisboa: Orfeu Negro, 2015.
MORIN, Edgar – O cinema ou o homem imaginário. Lisboa: Relógio d’Água, 1997.
NOGUEIRA, Isabel – O Embaixador de Jesus de Paula Rego: uma hipótese de análise iconológica. Biblos: Revista da Faculdade de Letras. Coimbra: Faculdade de Letras da Universidade. N.º 6 (2008), p. 193-200.
OLIVEIRA, Luís Miguel (org.) – Nouvelle vague. Lisboa: Cinemateca Portuguesa, 1999.
PANOFSKY, Erwin – Renascimento e renascimentos na arte ocidental. Lisboa: Editorial Presença, s.d.
PINA, Luís de – História do cinema português. Mem Martins: Europa América, 1986.
RANCIÈRE, Jacques – Le destin des images. Paris: La Fabrique Éditions, 2003.
– Le spectateur émancipé. Paris: La Fabrique Éditions, 2008.
– Os intervalos do cinema. Lisboa: Orfeu Negro, 2012.
SADOUL, Georges – História do cinema mundial: das origens aos nossos dias. Lisboa: Livros Horizonte, 1983.
SONTAG, Susan – Sur la photographie. Paris: Christian Bourgois, 2008.
STAM, Robert – Introdução à teoria do cinema. São Paulo: Papirus Editora, 2003.
VOGEL, Amos– Film as a subversive art. London: C. T. Editions, 2005.
ZIZEK, Slavoj – Lacrimae rerum. Lisboa: Orfeu Negro, 2008.