Cursos Teóricos

Cultura Visual e Teoria da Imagem

5ª Feira
18h30 - 20h30
Docente
Doutora Isabel Nogueira
Local
SNBA

Destinatários

Público, de um modo geral, interessado nas artes visuais e na sua relação com a sociedade, a cultura e a história, e que pretenda tanto solidificar conhecimentos como contactar com algumas questões pela primeira vez.

Sobre o curso

OBJETIVOS

  • A compreensão conceptual, histórica e crítica do universo da cultura visual, especificamente reportado à imagem artística, na sua componente plástica e comunicativa.
  • A identificação das particularidades, questões e relações recíprocas da imagem nos diferentes suportes e linguagens: pintura, fotografia, cinema, vídeo, ilustração.
  • O incremento da capacidade de leitura, interpretação, comparação e análise da imagem artística na sua complexidade e localização no mundo contemporâneo.
  • O desenvolvimento da capacidade de fruição da obra de arte, concorrendo para a educação do olhar sobre o objeto imagético.

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

  • O conceito de imagem na cultura ocidental.
  • A imagem como representação e sistema de significação.
  • A análise da imagem pictórica na tradição visual ocidental: o método iconológico de Erwin Panofsky.
  • O advento do modernismo, a ‘crise da representação’ e a busca de novos códigos visuais.
  • A imagem na fotografia:
    • História e representação dos géneros tradicionais da arte bidimensional (paisagem, retrato e natureza-morta).
    • A fotografia na contemporaneidade.
  • A imagem no cinema:
    • Do dispositivo cinematográfico às vanguardas das primeiras décadas do século XX (futurismo, expressionismo, impressionismo, dadaísmo, surrealismo, vanguarda russa).
    • Alguns filmes na particularidade da sua relação com a pintura.
    • O período ‘dourado’ de Hollywood e dois extremos de um classicismo (film noir e musical).
    • O neo-realismo italiano e a ideia de filmar uma realidade não-estilizada.
    • O movimento da nouvelle vague e o estabelecimento de um cinema de autor.
  • A neovanguarda, o experimentalismo americano dos anos 60 e 70 e o filme underground.
  • O pós-modernismo no cinema e a reação aos valores-chave da modernidade: intertextualidade, citação, plasticidade e ironia.

Mais Cursos

Cursos Teóricos

História da Arte Contemporânea Portuguesa – dos anos 60 à actualidade

Estética

História da Arte Contemporânea II

Faça a sua pré-inscrição.