O curso encara a Estética como lugar de re-crição e produção de sentido, e visa a compreensão e o aprofundamento das problemáticas sugeridas, seja de um ponto de vista formal, conceptual, simbólico, fenomenológico, ontológico, hermenêutico, linguístico, entre outros possíveis, dentro de uma adequada e requerida interdisciplinaridade. Algumas sessões poderão ter a presença de artistas e especialistas (anunciados oportunamente), e procurarão contribuir para um maior esclarecimento dos temas enunciados, e para um enriqueci- mento do debate sempre pressuposto. Uma reflexão mais aprofundada acerca do fenómeno artístico poderá convocar outras áreas conhecimento, seja a teo- ria da arte, a crítica, ou mesmo as teorias da crítica de arte.
CURSO BREVE DE ESTÉTICA I
- Arte e experiência estética: produção, receção e significação.
- Estética, arte e filosofia. (1 aula)
- Arte e Verdade (a noção de co-respondência),
- A dimensão ontológica da obra de arte: a experiência estética comomodo de revelação do ser.
- Martin Heidegger e Eduardo Chillida. (3 aulas)
- Arte e Significação (a noção de co-pertença):
- Estética e Hermenêutica.
- Hans-Georg Gadamer: a experiência estética e o mundo histórico.
- Platão e os poetas. (3 aulas)
- Arte e Compreensão (as noções de mood e de refiguração).
- Metáfora e símbolo.
- P. Ricoeur ou a experiência estética como modo de ser. (3 aulas)
CURSO BREVE DE ESTÉTICA II
- Arte e experiência estética: produção, receção e significação.
- Estética, arte e filosofia. (1 aula)
- Arte e Teoria da Arte no Renascimento:
- A procura da unidade;
- A dimensão ótica da pintura;
- “Ideia” e pintura: F. de Holanda e B. Castiglione. (3 aulas)
- Schopenhauer ou a arte como consolo.
- Os conceitos de “vontade” e de “representação”.
- A classificação das artes e a música como revelação do mundo. (3 aulas)
- Arte e Vida: Nietzsche e a experiência do mundo como experiência estética.
- Arte e verdade.
- A verdade como dispositivo social (3 aulas)
- Estética Fenomenológica.
- Merleau-Ponty: o corpo como sujeito.
- Dufrenne: a ultrapassagem da oposição sujeito-objeto. O “poético” e a noção de a priori. (3 aulas)
CONFERÊNCIAS: A OBRA DE ARTE E O LUGAR DA ESTÉTICA
- A. Gottlieb Baumgarten: a proposta moderna da estética: conhecimento inteligível e conhecimento sensível.
- Kant: uma epistemologia crítica. A autonomia do sujeito e o juízo estético.
- F. Schiller: os paradoxos de uma educação estética.
- F. Hölderlin: a visão poética do mundo.
- W. Kandinsky e Michel Henry: uma fenomenologia do “pathos” e da verdade.
- A. Schopenhauer: inteligência e contemplação estética.
- E. Husserl: a experiência como constituição do lugar da estética.
- L. Wittgenstein: a linguagem e a estética do silêncio.
- E. Levinas: a arte como obscurecimento. Jean-François Lyotard: repensar o sublime.
- X. Zubiri: a ultrapassagem do conceito de estético como sinónimo do belo.
CONDIÇÕES DE PAGAMENTO
Matrícula (liquidação no ato da matrícula) – 100,00€
1ª Propina até 03/10 – 110.00€
2ª Propina até 30/11 – 110.00€
3ª Propina até 31/01 – 110.00€
4ª Propina até 31/03 – 110.00€
DOCENTE
José Carlos Pereira. Licenciado em filosofia e em ciências da comunicação pela Pontifícia Faculdade de Filosofia (Braga) e pela Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa (Lisboa) respetivamente, obteve o grau de mestre em Teorias da Arte (2000) e doutorou-se em Estética pela Universidade de Lisboa, em 2009, com a tese intitulada As Doutrinas Estéticas em Portugal: do Romantismo à Presença, publicada, em 2011, pela Editorial Hespéria. É professor auxiliar agregado da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, e membro investigador do CIEBA, do IFLB e do CEFI. É co-director da revista Arteteoria.