OBJETIVOS
- A identificação e compreensão dos movimentos artísticos mais relevantes, entre o final do século XIX e a II Guerra Mundial, mediante uma perspetiva histórica, estética, analítica e crítica.
- O desenvolvimento da capacidade de observação, entendimento e fruição da obra de arte no complexo universo da contemporaneidade.
- O incremento da capacidade de refletir sobre a obra de arte, do ponto de vista teórico e conceptual, inserindo-a num universo mais vasto de criação e receção artísticas.
- A compreensão de alguns percursos artísticos singulares e relevantes na história da arte moderna e contemporânea.
CONTEÚDOS
- Os conceitos de moderno, contemporâneo, modernismo e vanguarda.
- O impressionismo e a “crise da representação”.
- O advento do modernismo e o caminho da abstração: o impressionismo.
- A independência da pintura face ao objeto representado: neo-impressionismo, pós-impressionismo e simbolismo.
- Os movimentos históricos da vanguarda ou vanguarda inicial:
- Fauvismo
- Expressionismo e os movimentos Die Brücke e Der Blaue Reiter
- Cubismo e Orfismo
- Futurismo
- Vanguarda russa e os movimentos do suprematismo e construtivismo
- Abstracionismo lírico e geométrico. O movimento do Neoplasticismo/De Stijl.
- Dadaísmo em Zurique, Berlim e Nova Iorque.
- A arquitetura moderna: arquitetura funcionalista e arquitetura orgânica.
- O surrealismo: e o final da narrativa modernista.
CONDIÇÕES DE PAGAMENTO
Matrícula (liquidação no ato da matrícula) – 100,00€
1ª Propina até 03/10 – 110.00€
2ª Propina até 30/11 – 110.00€
3ª Propina até 31/01 – 110.00€
4ª Propina até 31/03 – 110.00€
DOCENTE
Isabel Nogueira (Vila Real, 1974). Doutorada em Belas-Artes/Ciências da Arte (Univ. de Lisboa, 2010) e pós-doutorada em História e Teoria da Arte Contemporânea e Teoria da Imagem (Univ. Paris 1 Panthéon-Sorbonne, 2016). É historiadora e crítica de arte contemporânea, professora e ensaísta. Professora na Sociedade Nacional de Belas-Artes, investigadora integrada do CIEBA/FBAUL. É editora da revista Arte e Cultura Visual (CIEBA). Livros recentes: L’image dans le cadre du désir : transitivité dans la peinture, la photographie et le cinema (L’Harmattan, 2018); Teorias da arte: do modernismo à actualidade (Book Builders, 2019; 2.ª ed. 2020); Como pode ‘isto’ ser arte? Breve ensaio sobre crítica de arte e juízo de gosto (Edições Húmus, 2020); História da arte em Portugal: do Marcelismo ao final do século XX (Book Builders, 2021); Crítica de arte ou o espaço entre a Obra e o Mundo (Edições Húmus, 2021); Histoire de l’art au Portugal (1968-2000) (L’Harmattan, 2022).
BIBLIOGRAFIA:
Livro que acompanha as sessões:
NOGUEIRA, Isabel, Teorias da arte: do modernismo à actualidade. Lisboa: Book Builders, 2019; 2.ª ed.: 2020.
Bibliografia complementar:
- VV – Movimentos de arte contemporânea [colecção]. Lisboa, Editorial Presença, 2000-2002.
ALBROW, Martin – The global age: state and society beyond modernity. Cambridge: Polity Press, 1996.
APOLLINAIRE, Guillaume – Os pintores cubistas. Lisboa: Alexandria, 2003.
AUSLANDER, Philip – From acting to performance: essay in modernism and postmodernism. London: Routledge, 1997.
BAUDELAIRE, Charles – A invenção da modernidade (sobre arte, literatura e música). Lisboa: Relógio D’Água, 2006. [Antologia de textos do autor].
BENEVOLO, Leonardo – História da arquitectura moderna. São Paulo: Perspectiva, 1976. 0226042170 begin_of_the_skype_highlighting 0226042170 end_of_the_skype_highlightingThe end of the history of art?179060
BERNARD, Edina – A arte moderna (1905-1945). Lisboa: Edições 70, 2000.
BRETON, André – Manifiestos del surrealismo. Madrid: Visor Libros, 2002.
BÜRGER, Peter – Teoria da vanguarda. Lisboa: Vega, 1993.
CALINESCU, Matei – As 5 faces da modernidade: modernismo, vanguarda, decadência, kitsch, pós-modernismo. 2.ª ed. Lisboa: Vega, 2000.
CHALUMEAU, Jean-Luc – As teorias da arte: filosofia, crítica e história da arte de Platão aos nossos dias. Lisboa: Instituto Piaget, 1997.
CHEFDOR, Monique; QUINONES, Ricardo; WACHTEL, Albert (ed.) – Modernism: challenges and perspectives. Urbana: University of Illinois Press, 1986
CHIPP, Herschel B. – Teorias da arte moderna. 2.ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
DACHY, Marc – Dada: the revolt of art. London: Thames & Hudson, 2006.
DENVIR, Bernard (ed.) – The impressionists at the first hand. New York: Thames & Hudson, 1995.
DUBE, Wolf-Dieter -The expressionists. New York: Thames & Hudson, 2001.
FAULKNER, Peter – Modernism. London; New York: Methuen, 1985.
FERRARI, Silvia – Guia de história da arte contemporânea. Pintura, escultura, arquitectura: os grandes movimentos. Lisboa: Editorial Presença, 2001.
FERRIER, Jean-Louis (dir) – Art of the20th century. A year-by-year chronicle of painting, architecture, and sculpture. Paris: Éditions du Chêne, 2002.
FOSTER, Hal; KRAUSS, Rosalind; BOIS, Yve-Alain; BUCHLOH, Benjamin – Art since 1900: modernism, antimodernism, postmodernism. New York: Thames & Hudson, 2004.
FRAMPTON, Kenneth – História crítica da arquitectura moderna. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
FRASCINA, Francis; HARRIS, Jonathan – Art in modern culture: an anthology of critical texts. London; New York: Phaidon Press, 2003.
GABLIK, Suzi – Has modernism failed? 2nd ed. London; New York: Thames & Hudson, 2004.
GOLDBERG, RoseLee – Performance art: from futurism to the present. London: Thames & Hudson, 2001.
GREENBERG, Clement – Arte y cultura: ensayos críticos. Barcelona: Paidós, 2002.
GULLAR, Ferreira – Argumentação contra a morte da arte. Rio de Janeiro: Editora Revan, 1993.
HAUSER, Arnold – Teorias da arte. 2.ª ed. Lisboa: Editorial Presença, 1988.
HESS, Walter – Documentos para a compreensão da pintura moderna. Lisboa: Livros do Brasil, 2001.
JANSON, H. W. – História da arte. 5.ª ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1992.
KANDINSKY, Wassily – Do espiritual na arte. 6.ª ed. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 2003.
KRAUSS, Rosalind – L’originalité de l’avant-garde et autres mythes modernistes. Éditions Macula, 1993.
LOS IMPRESSIONSITAS y la fotografía, Madrid: Museo Nacional Thyssen-Bornemisza, 2019.
MICHELI, Mário de – As vanguardas artísticas do século XX. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
OLAGUER-FELIÚ Y ALONSO, Fernando de – Los grandes “ismos” pictóricos del siglo XX. Barcelona: Vicens-Vives, 1989.
PERNIOLA, Mario – A estética do século XX. Lisboa: Editorial Estampa, 1998.
PIJOAN, José (dir.) – História da arte. Lisboa: Publicações Alfa, 1972. Vols. 8-10.
READ, Herbert – A filosofia da arte moderna. Lisboa: Editora Ulisseia, 1973.
RICHTER, Hans – Dada: art and anti-art. New York: Thames & Hudson, 2004.
SELZ, Peter – Beyond the mainstream: essays on modern and contemporary art. Cambridge: Cambridge University Press, 1997.
STANGOS, Nikos (ed.) – Concepts of modern art: from fauvism to postmodernism. 2nd ed. London: Thames & Hudson, 2003.
Dicionários de termos de arte e de estética:
MORA, José Ferrater – Dicionário de filosofia. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1991.
OSBORNE, Harold (org.) -Dicionário Oxford de arte. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
READ, Herbert; STANGOS, Nikos (org.) – The Thames & Hudson dictionary of arts and artists. New York: Thames & Hudson, 1994.
SILVA, Jorge Henrique Pais da; CALADO, Margarida – Dicionário de termos de arte e arquitectura. Lisboa: Editorial Presença, 2005.