Cursos Teóricos

História da Arte Contemporânea I

3ª Feira
16h30 - 18h30
Docente
Doutora Isabel Nogueira
Local
SNBA

Destinatários

Público, de um modo geral, interessado nas artes visuais e na sua relação com a sociedade, a cultura e a história, e que pretenda tanto solidificar conhecimentos como contactar com algumas questões pela primeira vez.

Sobre o curso

OBJETIVOS

  • A identificação e compreensão dos movimentos artísticos mais relevantes, entre o final do século XIX e a II Guerra Mundial, mediante uma perspetiva histórica, estética, analítica e crítica.
  • O desenvolvimento da capacidade de observação, entendimento e fruição da obra de arte no complexo universo da contemporaneidade.
  • O incremento da capacidade de refletir sobre a obra de arte, do ponto de vista teórico e conceptual, inserindo-a num universo mais vasto de criação e receção artísticas.
  • A compreensão de alguns percursos artísticos singulares e relevantes na história da arte moderna e contemporânea.

CONTEÚDOS

  • Os conceitos de moderno, contemporâneo, modernismo e vanguarda.
  • O impressionismo e a “crise da representação”.
  • O advento do modernismo e o caminho da abstração: o impressionismo.
  • A independência da pintura face ao objeto representado: neo-impressionismo, pós-impressionismo e simbolismo.
  • Os movimentos históricos da vanguarda ou vanguarda inicial:
    • Fauvismo
    • Expressionismo e os movimentos Die Brücke e Der Blaue Reiter
    • Cubismo e Orfismo
    • Futurismo
    • Vanguarda russa e os movimentos do suprematismo e construtivismo
    • Abstracionismo lírico e geométrico. O movimento do Neoplasticismo/De Stijl.
    • Dadaísmo em Zurique, Berlim e Nova Iorque.
  • A arquitetura moderna: arquitetura funcionalista e arquitetura orgânica.
  • O surrealismo: e o final da narrativa modernista.

CONDIÇÕES DE PAGAMENTO

Matrícula (liquidação no ato da matrícula) – 100,00€

1ª Propina até 03/10 – 110.00€

2ª Propina até 30/11 – 110.00€

3ª Propina até 31/01 – 110.00€

4ª Propina até 31/03 – 110.00€

 

DOCENTE

Isabel Nogueira (Vila Real, 1974). Doutorada em Belas-Artes/Ciências da Arte (Univ. de Lisboa, 2010) e pós-doutorada em História e Teoria da Arte Contemporânea e Teoria da Imagem (Univ. Paris 1 Panthéon-Sorbonne, 2016). É historiadora e crítica de arte contemporânea, professora e ensaísta. Professora na Sociedade Nacional de Belas-Artes, investigadora integrada do CIEBA/FBAUL. É editora da revista Arte e Cultura Visual (CIEBA). Livros recentes: L’image dans le cadre du désir : transitivité dans la peinture, la photographie et le cinema (L’Harmattan, 2018); Teorias da arte: do modernismo à actualidade (Book Builders, 2019; 2.ª ed. 2020); Como pode ‘isto’ ser arte? Breve ensaio sobre crítica de arte e juízo de gosto (Edições Húmus, 2020); História da arte em Portugal: do Marcelismo ao final do século XX (Book Builders, 2021); Crítica de arte ou o espaço entre a Obra e o Mundo (Edições Húmus, 2021); Histoire de l’art au Portugal (1968-2000) (L’Harmattan, 2022).

 

BIBLIOGRAFIA:

 

Livro que acompanha as sessões:

NOGUEIRA, Isabel, Teorias da arte: do modernismo à actualidade. Lisboa: Book Builders, 2019; 2.ª ed.: 2020.

 

Bibliografia complementar:

  1. VV – Movimentos de arte contemporânea [colecção]. Lisboa, Editorial Presença, 2000-2002.

ALBROW, Martin – The global age: state and society beyond modernity. Cambridge: Polity Press, 1996.

APOLLINAIRE, Guillaume – Os pintores cubistas. Lisboa: Alexandria, 2003.

AUSLANDER, Philip – From acting to performance: essay in modernism and postmodernism. London: Routledge, 1997.

BAUDELAIRE, Charles – A invenção da modernidade (sobre arte, literatura e música). Lisboa: Relógio D’Água, 2006. [Antologia de textos do autor].

BENEVOLO, Leonardo – História da arquitectura moderna. São Paulo: Perspectiva, 1976. 0226042170 begin_of_the_skype_highlighting              0226042170      end_of_the_skype_highlightingThe end of the history of art?179060

BERNARD, Edina – A arte moderna (1905-1945). Lisboa: Edições 70, 2000.

BRETON, André – Manifiestos del surrealismo. Madrid: Visor Libros, 2002.

BÜRGER, Peter – Teoria da vanguarda. Lisboa: Vega, 1993.

CALINESCU, Matei – As 5 faces da modernidade: modernismo, vanguarda, decadência, kitsch, pós-modernismo. 2.ª ed. Lisboa: Vega, 2000.

CHALUMEAU, Jean-Luc – As teorias da arte: filosofia, crítica e história da arte de Platão aos nossos dias. Lisboa: Instituto Piaget, 1997.

CHEFDOR, Monique; QUINONES, Ricardo; WACHTEL, Albert (ed.) – Modernism: challenges and perspectives. Urbana: University of Illinois Press, 1986

CHIPP, Herschel B. – Teorias da arte moderna. 2.ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

DACHY, Marc – Dada: the revolt of art. London: Thames & Hudson, 2006.

DENVIR, Bernard (ed.) – The impressionists at the first hand. New York: Thames & Hudson, 1995.

DUBE, Wolf-Dieter -The expressionists. New York: Thames & Hudson, 2001.

FAULKNER, Peter – Modernism. London; New York: Methuen, 1985.

FERRARI, Silvia – Guia de história da arte contemporânea. Pintura, escultura, arquitectura: os grandes movimentos. Lisboa: Editorial Presença, 2001.

FERRIER, Jean-Louis (dir) – Art of the20th century. A year-by-year chronicle of painting, architecture, and sculpture. Paris: Éditions du Chêne, 2002.

FOSTER, Hal; KRAUSS, Rosalind; BOIS, Yve-Alain; BUCHLOH, Benjamin – Art since 1900: modernism, antimodernism, postmodernism. New York: Thames & Hudson, 2004.

FRAMPTON, Kenneth – História crítica da arquitectura moderna. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

FRASCINA, Francis; HARRIS, Jonathan – Art in modern culture: an anthology of critical texts. London; New York: Phaidon Press, 2003.

GABLIK, Suzi – Has modernism failed? 2nd ed. London; New York: Thames & Hudson, 2004.

GOLDBERG, RoseLee – Performance art: from futurism to the present. London: Thames & Hudson, 2001.

GREENBERG, Clement –  Arte y cultura: ensayos críticos. Barcelona: Paidós, 2002.

GULLAR, Ferreira – Argumentação contra a morte da arte. Rio de Janeiro: Editora Revan, 1993.

HAUSER, Arnold –  Teorias da arte. 2.ª ed. Lisboa: Editorial Presença, 1988.

HESS, Walter –  Documentos para a compreensão da pintura moderna. Lisboa: Livros do Brasil, 2001.

JANSON, H. W. – História da arte. 5.ª ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1992.

KANDINSKY, Wassily – Do espiritual na arte. 6.ª ed. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 2003.

KRAUSS, Rosalind – L’originalité de l’avant-garde et autres mythes modernistes. Éditions Macula, 1993.

LOS IMPRESSIONSITAS y la fotografía, Madrid: Museo Nacional Thyssen-Bornemisza, 2019.

MICHELI, Mário de – As vanguardas artísticas do século XX. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

OLAGUER-FELIÚ Y ALONSO, Fernando de – Los grandes “ismos” pictóricos del siglo XX. Barcelona: Vicens-Vives, 1989.

PERNIOLA, Mario – A estética do século XX. Lisboa: Editorial Estampa, 1998.

PIJOAN, José (dir.) – História da arte. Lisboa: Publicações Alfa, 1972. Vols. 8-10.

READ, Herbert – A filosofia da arte moderna. Lisboa: Editora Ulisseia, 1973.

RICHTER, Hans – Dada: art and anti-art. New York: Thames & Hudson, 2004.

SELZ, Peter – Beyond the mainstream: essays on modern and contemporary art. Cambridge: Cambridge University Press, 1997.

STANGOS, Nikos (ed.) – Concepts of modern art: from fauvism to postmodernism. 2nd ed. London: Thames & Hudson, 2003.

 

Dicionários de termos de arte e de estética:

MORA, José Ferrater – Dicionário de filosofia. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1991.

OSBORNE, Harold (org.) -Dicionário Oxford de arte. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

READ, Herbert; STANGOS, Nikos (org.) – The Thames & Hudson dictionary of arts and artists. New York: Thames & Hudson, 1994.

SILVA, Jorge Henrique Pais da; CALADO, Margarida – Dicionário de termos de arte e arquitectura. Lisboa: Editorial Presença, 2005.

Mais Cursos

Cursos Teóricos
5ª feira
18h30 - 20h30
Biblioteca das Imagens

João Francisco Vilhena

2ª Feira
18h30 - 20h30
História da Arte Contemporânea Portuguesa – dos anos 60 à atualidade

Doutora Isabel Nogueira

5ª Feira
18h30 - 20h30
Estética

Doutor José Carlos Pereira

Faça a sua pré-inscrição.