Cursos Teóricos

História da Arte Contemporânea II

3ª Feira
18h30 - 20h30
Docente
Doutora Isabel Nogueira
Local
SNBA

Destinatários

Público, de um modo geral, interessado nas artes visuais e na sua relação com a sociedade, a cultura e a história, e que pretenda tanto solidificar conhecimentos como contactar com algumas questões pela primeira vez.

Sobre o curso

OBJETIVOS

  • A identificação e compreensão dos movimentos artísticos mais relevantes desde a II Guerra Mundial à atualidade, mediante uma perspetiva histórica, estética, analítica e crítica.
  • O desenvolvimento da capacidade de observação, entendimento e fruição da obra de arte no complexo universo da contemporaneidade.
  • O incremento da capacidade de refletir sobre a obra de arte, do ponto de vista teórico e conceptual, inserindo-a num universo mais vasto de criação e receção artísticas.
  • A compreensão de alguns percursos artísticos singulares e relevantes na história da arte contemporânea.

CONTEÚDOS

  • Os conceitos de moderno, contemporâneo, modernismo e vanguarda.
  • O expressionismo abstrato e a nova centralidade artística norte-americana.
  • A neovanguarda ou vanguarda tardia:
    • Arte objetual (nouveau réalisme e Pop art britânica e americana);
    • Supressão do objeto/arte enquanto ideia (arte minimal, arte conceptual, land art, arte Povera);
    • Arte enquanto ação (“Fluxus” performance, body art).
  • A exposição Alternativa Zero: Tendências Polémicas na Arte Portuguesa Contemporânea (1977): entre a neovanguarda e o pós-modernismo.
  • O “fim da arte” e o movimento pós-moderno na arquitetura e na pintura e o surgir de novas possibilidades e visões artísticas.
  • Questões sobre a arte da atualidade: género, pós-colonialismo, antropoceno.

CONDIÇÕES DE PAGAMENTO

Matrícula (liquidação no ato da matrícula) – 100,00€

1ª Propina até 03/10 – 110.00€

2ª Propina até 30/11 – 110.00€

3ª Propina até 31/01 – 110.00€

4ª Propina até 31/03 – 110.00€

 

DOCENTE

Isabel Nogueira (Vila Real, 1974). Doutorada em Belas-Artes/Ciências da Arte (Univ. de Lisboa, 2010) e pós-doutorada em História e Teoria da Arte Contemporânea e Teoria da Imagem (Univ. Paris 1 Panthéon-Sorbonne, 2016). É historiadora e crítica de arte contemporânea, professora e ensaísta. Professora na Sociedade Nacional de Belas-Artes, investigadora integrada do CIEBA/FBAUL. É editora da revista Arte e Cultura Visual (CIEBA). Livros recentes: L’image dans le cadre du désir : transitivité dans la peinture, la photographie et le cinema (L’Harmattan, 2018); Teorias da arte: do modernismo à actualidade (Book Builders, 2019; 2.ª ed. 2020); Como pode ‘isto’ ser arte? Breve ensaio sobre crítica de arte e juízo de gosto (Edições Húmus, 2020); História da arte em Portugal: do Marcelismo ao final do século XX (Book Builders, 2021); Crítica de arte ou o espaço entre a Obra e o Mundo (Edições Húmus, 2021); Histoire de l’art au Portugal (1968-2000) (L’Harmattan, 2022).

 

BIBLIOGRAFIA

Livros que acompanham as sessões:

 

NOGUEIRA, Isabel, Teorias da arte: do modernismo à actualidade. Lisboa: Book Builders, 2019; 2.ª ed.: 2020.

 

– Como pode ‘isto’ ser arte? Breve ensaio sobre crítica de arte e juízo de gosto. Vila Nova de Famalicão: Edições Húmus, 2020.

 

Bibliografia complementar:

  1. VV – Movimentos de arte contemporânea [colecção]. Lisboa, Editorial Presença, 2000-2002.

ALBROW, Martin – The global age: state and society beyond modernity. Cambridge: Polity Press, 1996.

APPIGNANESI, Richard; GARRATT, Chis – Pós-modernismo para principiantes. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1997.

ARCHER, Michael – Arte contemporânea: uma história concisa. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

AUSLANDER, Philip – From acting to performance: essay in modernism and postmodernism. London: Routledge, 1997.

BELTING, Hans – The end of the history of art? Chicago; London: University of  Chicago Press, 1987.

BUSKIRK, Martha – The contingent object of contemporary art. Cambridge [etc.]: The Mit Press, 2005.  0226042170 begin_of_the_skype_highlighting              0226042170      end_of_the_skype_highlightingThe end of the history of art?179060

CALINESCU, Matei – As 5 faces da modernidade: modernismo, vanguarda, decadência, kitsch, pós-modernismo. 2.ª ed. Lisboa: Vega, 2000.

CEIA, Carlos – O que é afinal o pós-modernismo? Lisboa: Edições Século XXI, 1999.

CHAKRABARTY, Dipesh – Provincializing Europe: postcolonial thought and historical difference. New Jersey: Princeton University Press, 2008.

CHALUMEAU, Jean-Luc – As teorias da arte: filosofia, crítica e história da arte de Platão aos nossos dias. Lisboa: Instituto Piaget, 1997.

COTTINGHAM, Laura – Seeing Through the 70s: Essays on Feminism and Art. Amsterdam: G+B Arts, 2000.

DANTO, Arthur C. – After the end of art: contemporary art and the pale of history. Princeton: Princeton University Press, 1997.

DEMOS, T. J. – Against the anthropocene: visual culture and environment today. Berlin: Sternberg Press, 2017.

DORFLES, Gillo – As oscilações do gosto: a arte de hoje entre a tecnocracia e o consumismo. 2.ª ed. Lisboa: Livros Horizonte, 2001.

FERRARI, Silvia – Guia de história da arte contemporânea. Pintura, escultura, arquitectura: os grandes movimentos. Lisboa: Editorial Presença, 2001.

FERRIER, Jean-Louis (dir) – Art of the20th century. A year-by-year chronicle of painting, architecture, and sculpture. Paris: Éditions du Chêne, 2002.

FIGUEIRA, Jorge –  Reescrever o pós-moderno. Porto: Dafne Editora, 2011.

FRASCINA, Francis; HARRIS, Jonathan – Art in modern culture: an anthology of critical texts. London; New York: Phaidon Press, 2003.

FOSTER, Hal – The return of the real. Massachusetts: The MIT Press, 1996.

FOSTER, Hal; KRAUSS, Rosalind; BOIS, Yve-Alain; BUCHLOH, Benjamin – Art since 1900: modernism, antimodernism, postmodernism. New York: Thames & Hudson, 2004.

GABLIK, Suzi –  Has modernism failed? 2nd ed. London; New York: Thames & Hudson, 2004.

GHIRARDO, Diane – Architecture after modernism. London: Thames & Hudson, 1996.

GIDDENS, Anthony; HABERMAS, Jürgen; JAY, Martin [et al.] – Habermas y la modernidad. Madrid: Ediciones Cátedra, 1988.

GILROY, Paul – Postcolonial melancholia. New York: Columbia University Press, 2004.

GOLDBERG, RoseLee – Performance art: from futurism to the present. London: Thames & Hudson, 2001.

GULLAR, Ferreira – Argumentação contra a morte da arte. Rio de Janeiro: Editora Revan, 1993.

HAUSER, Arnold –  Teorias da arte. 2.ª ed. Lisboa: Editorial Presença, 1988.

HOPKINS, David – After modern art: 1945-2000. Oxford : Oxford University Press, 2000.

HORNE, Victoria; PERRY, Lara – Feminism and art history now. London; New York: I. B. Tauris, 2017.

IANNICIELLO, Celeste – Migrations, arts And postcoloniality in the Mediterranean. New York; London: Routledge, 2018.

LYNTON, Norbert – The story of modern art. London; New York : Phaidon Press, 2006.

JANSON, H. W. – História da arte. 5.ª ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1992.

JENCKS, Charles – Post-modernism: the new classicism in art and architecture. London: Academy Editions, 1987.

– The language of post-modern architecture. 5th ed. London: Academy Editions, 1987.

JONES, Amelia (ed.) – The feminism and visual cultural reader. 2nd ed. London; New York: Routlege, 2010.

LIPPARD, Lucy R. – Pop art. New York; Washington: Frederick A. Praeger Publishers, 1966.

– From the Center: Feminist Essays on Women’s Art. New York: Dutton. 1976.

LUCIE-SMITH, Edward – Movements in art since 1945. 3rd ed. London: Thames & Hudson, 1987.

LYOTARD, Jean-François – A condição pós-moderna. 2.ª ed. Lisboa: Gradiva, 1989.

MARCHÁN-FIZ, Simón –  Del arte objetual al arte de concepto: epílogo sobre la sensibilidad “postmoderna”. 5.ª ed. Madrid: Edicones Akal, 1990.

OLAGUER-FELIÚ Y ALONSO, Fernando de –  Los grandes “ismos” pictóricos del siglo XX. Barcelona: Vicens-Vives, 1989.

PERNIOLA, Mario – A estética do século XX. Lisboa: Editorial Estampa, 1998.

PIJOAN, José (dir.)- História da arte. Lisboa: Publicações Alfa, 1972. Vols. 8-10.

POLCARI, Stephen – Abstract expressionism and the modern experience. Cambridge: University Press, 1991.

POLLOCK, Griselda – Avant-garde Gambits: Gender and the Colour of Art History. London: Thames & Hudson, 1993.

PRADEL, Jean-Louis – A arte contemporânea. Lisboa: Edições 70, 2001.

ROBINSON, Hilary (ed.) – Feminism art theory. An anthology (1968-2014). 2nd ed. Oxford: Wiley Blackwell, 2015.

ROSENBERG, Harold – The tradition of the new. Chicago/London: The Universuty of Chicago Press, 1982.

ROUGE, Isabelle de Maison – A arte contemporânea. Mem Martins: Editorial Inquérito, 2003.

SELZ, Peter – Beyond the mainstream: essays on modern and contemporary art. Cambridge: Cambridge University Press, 1997.

SIM, Stuart (ed.) – The Routledge companion to postmodernism. 2nd ed. London [etc.]: Routledge, 2005.

SMART, Barry – A pós-modernidade. Lisboa: Publicações Europa-América, 1993.

STANGOS, Nikos (ed.) – Concepts of modern art: from fauvism to postmodernism. 2nd ed. London: Thames & Hudson, 2003.

TRIGUEROS, Maria Teresa Alario – Arte y feminismo. San Sebastián: Editorial Nerea, 2008.

VATTIMO, Gianni –  A sociedade transparente. Lisboa: Relógio D’Água, 1992.

VATTIMO, Gianni [et al.] – En torno a la posmodernidad. Barcelona: Editorial Anthropos, 1991.

VERGINE,  Lea – Art on the cutting edge: a guide to contemporary movements. Milan: Skira, 2001.

WOOD, Paul; FRASCINA, Francis; HARRIS, Jonathan; HARRISON, Charles – Modernism in dispute: art since the forties. London: The Open University, 1993.

WOOD, Paul; PERRY, Gill – Themes in contemporary art. New Haven; London: Yale University Press/The Open University, 2004.

 

Dicionários de termos de arte e de estética

MORA, José Ferrater, Dicionário de filosofia. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1991.

OSBORNE, Harold (org.), Dicionário Oxford de arte. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

READ, Herbert; STANGOS, Nikos (org.), The Thames & Hudson dictionary of arts and artists. New York: Thames & Hudson, 1994.

SILVA, Jorge Henrique Pais da; CALADO, Margarida, Dicionário de termos de arte e arquitectura. Lisboa: Editorial Presença, 2005.

Mais Cursos

Cursos Teóricos
5ª feira
18h30 - 20h30
Biblioteca das Imagens

João Francisco Vilhena

2ª Feira
18h30 - 20h30
História da Arte Contemporânea Portuguesa – dos anos 60 à atualidade

Doutora Isabel Nogueira

5ª Feira
18h30 - 20h30
Estética

Doutor José Carlos Pereira

Faça a sua pré-inscrição.