OBJETIVOS
- A identificação e compreensão dos movimentos artísticos mais relevantes desde a II Guerra Mundial à atualidade, mediante uma perspetiva histórica, estética, analítica e crítica.
- O desenvolvimento da capacidade de observação, entendimento e fruição da obra de arte no complexo universo da contemporaneidade.
- O incremento da capacidade de refletir sobre a obra de arte, do ponto de vista teórico e conceptual, inserindo-a num universo mais vasto de criação e receção artísticas.
- A compreensão de alguns percursos artísticos singulares e relevantes na história da arte contemporânea.
CONTEÚDOS
- Os conceitos de moderno, contemporâneo, modernismo e vanguarda.
- O expressionismo abstrato e a nova centralidade artística norte-americana.
- A neovanguarda ou vanguarda tardia:
- Arte objetual (nouveau réalisme e Pop art britânica e americana);
- Supressão do objeto/arte enquanto ideia (arte minimal, arte conceptual, land art, arte Povera);
- Arte enquanto ação (“Fluxus” performance, body art).
- A exposição Alternativa Zero: Tendências Polémicas na Arte Portuguesa Contemporânea (1977): entre a neovanguarda e o pós-modernismo.
- O “fim da arte” e o movimento pós-moderno na arquitetura e na pintura e o surgir de novas possibilidades e visões artísticas.
- Questões sobre a arte da atualidade: género, pós-colonialismo, antropoceno.
CONDIÇÕES DE PAGAMENTO
Matrícula (liquidação no ato da matrícula) – 100,00€
1ª Propina até 03/10 – 110.00€
2ª Propina até 30/11 – 110.00€
3ª Propina até 31/01 – 110.00€
4ª Propina até 31/03 – 110.00€
DOCENTE
Isabel Nogueira (Vila Real, 1974). Doutorada em Belas-Artes/Ciências da Arte (Univ. de Lisboa, 2010) e pós-doutorada em História e Teoria da Arte Contemporânea e Teoria da Imagem (Univ. Paris 1 Panthéon-Sorbonne, 2016). É historiadora e crítica de arte contemporânea, professora e ensaísta. Professora na Sociedade Nacional de Belas-Artes, investigadora integrada do CIEBA/FBAUL. É editora da revista Arte e Cultura Visual (CIEBA). Livros recentes: L’image dans le cadre du désir : transitivité dans la peinture, la photographie et le cinema (L’Harmattan, 2018); Teorias da arte: do modernismo à actualidade (Book Builders, 2019; 2.ª ed. 2020); Como pode ‘isto’ ser arte? Breve ensaio sobre crítica de arte e juízo de gosto (Edições Húmus, 2020); História da arte em Portugal: do Marcelismo ao final do século XX (Book Builders, 2021); Crítica de arte ou o espaço entre a Obra e o Mundo (Edições Húmus, 2021); Histoire de l’art au Portugal (1968-2000) (L’Harmattan, 2022).
BIBLIOGRAFIA
Livros que acompanham as sessões:
NOGUEIRA, Isabel, Teorias da arte: do modernismo à actualidade. Lisboa: Book Builders, 2019; 2.ª ed.: 2020.
– Como pode ‘isto’ ser arte? Breve ensaio sobre crítica de arte e juízo de gosto. Vila Nova de Famalicão: Edições Húmus, 2020.
Bibliografia complementar:
- VV – Movimentos de arte contemporânea [colecção]. Lisboa, Editorial Presença, 2000-2002.
ALBROW, Martin – The global age: state and society beyond modernity. Cambridge: Polity Press, 1996.
APPIGNANESI, Richard; GARRATT, Chis – Pós-modernismo para principiantes. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1997.
ARCHER, Michael – Arte contemporânea: uma história concisa. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
AUSLANDER, Philip – From acting to performance: essay in modernism and postmodernism. London: Routledge, 1997.
BELTING, Hans – The end of the history of art? Chicago; London: University of Chicago Press, 1987.
BUSKIRK, Martha – The contingent object of contemporary art. Cambridge [etc.]: The Mit Press, 2005. 0226042170 begin_of_the_skype_highlighting 0226042170 end_of_the_skype_highlightingThe end of the history of art?179060
CALINESCU, Matei – As 5 faces da modernidade: modernismo, vanguarda, decadência, kitsch, pós-modernismo. 2.ª ed. Lisboa: Vega, 2000.
CEIA, Carlos – O que é afinal o pós-modernismo? Lisboa: Edições Século XXI, 1999.
CHAKRABARTY, Dipesh – Provincializing Europe: postcolonial thought and historical difference. New Jersey: Princeton University Press, 2008.
CHALUMEAU, Jean-Luc – As teorias da arte: filosofia, crítica e história da arte de Platão aos nossos dias. Lisboa: Instituto Piaget, 1997.
COTTINGHAM, Laura – Seeing Through the 70s: Essays on Feminism and Art. Amsterdam: G+B Arts, 2000.
DANTO, Arthur C. – After the end of art: contemporary art and the pale of history. Princeton: Princeton University Press, 1997.
DEMOS, T. J. – Against the anthropocene: visual culture and environment today. Berlin: Sternberg Press, 2017.
DORFLES, Gillo – As oscilações do gosto: a arte de hoje entre a tecnocracia e o consumismo. 2.ª ed. Lisboa: Livros Horizonte, 2001.
FERRARI, Silvia – Guia de história da arte contemporânea. Pintura, escultura, arquitectura: os grandes movimentos. Lisboa: Editorial Presença, 2001.
FERRIER, Jean-Louis (dir) – Art of the20th century. A year-by-year chronicle of painting, architecture, and sculpture. Paris: Éditions du Chêne, 2002.
FIGUEIRA, Jorge – Reescrever o pós-moderno. Porto: Dafne Editora, 2011.
FRASCINA, Francis; HARRIS, Jonathan – Art in modern culture: an anthology of critical texts. London; New York: Phaidon Press, 2003.
FOSTER, Hal – The return of the real. Massachusetts: The MIT Press, 1996.
FOSTER, Hal; KRAUSS, Rosalind; BOIS, Yve-Alain; BUCHLOH, Benjamin – Art since 1900: modernism, antimodernism, postmodernism. New York: Thames & Hudson, 2004.
GABLIK, Suzi – Has modernism failed? 2nd ed. London; New York: Thames & Hudson, 2004.
GHIRARDO, Diane – Architecture after modernism. London: Thames & Hudson, 1996.
GIDDENS, Anthony; HABERMAS, Jürgen; JAY, Martin [et al.] – Habermas y la modernidad. Madrid: Ediciones Cátedra, 1988.
GILROY, Paul – Postcolonial melancholia. New York: Columbia University Press, 2004.
GOLDBERG, RoseLee – Performance art: from futurism to the present. London: Thames & Hudson, 2001.
GULLAR, Ferreira – Argumentação contra a morte da arte. Rio de Janeiro: Editora Revan, 1993.
HAUSER, Arnold – Teorias da arte. 2.ª ed. Lisboa: Editorial Presença, 1988.
HOPKINS, David – After modern art: 1945-2000. Oxford : Oxford University Press, 2000.
HORNE, Victoria; PERRY, Lara – Feminism and art history now. London; New York: I. B. Tauris, 2017.
IANNICIELLO, Celeste – Migrations, arts And postcoloniality in the Mediterranean. New York; London: Routledge, 2018.
LYNTON, Norbert – The story of modern art. London; New York : Phaidon Press, 2006.
JANSON, H. W. – História da arte. 5.ª ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1992.
JENCKS, Charles – Post-modernism: the new classicism in art and architecture. London: Academy Editions, 1987.
– The language of post-modern architecture. 5th ed. London: Academy Editions, 1987.
JONES, Amelia (ed.) – The feminism and visual cultural reader. 2nd ed. London; New York: Routlege, 2010.
LIPPARD, Lucy R. – Pop art. New York; Washington: Frederick A. Praeger Publishers, 1966.
– From the Center: Feminist Essays on Women’s Art. New York: Dutton. 1976.
LUCIE-SMITH, Edward – Movements in art since 1945. 3rd ed. London: Thames & Hudson, 1987.
LYOTARD, Jean-François – A condição pós-moderna. 2.ª ed. Lisboa: Gradiva, 1989.
MARCHÁN-FIZ, Simón – Del arte objetual al arte de concepto: epílogo sobre la sensibilidad “postmoderna”. 5.ª ed. Madrid: Edicones Akal, 1990.
OLAGUER-FELIÚ Y ALONSO, Fernando de – Los grandes “ismos” pictóricos del siglo XX. Barcelona: Vicens-Vives, 1989.
PERNIOLA, Mario – A estética do século XX. Lisboa: Editorial Estampa, 1998.
PIJOAN, José (dir.)- História da arte. Lisboa: Publicações Alfa, 1972. Vols. 8-10.
POLCARI, Stephen – Abstract expressionism and the modern experience. Cambridge: University Press, 1991.
POLLOCK, Griselda – Avant-garde Gambits: Gender and the Colour of Art History. London: Thames & Hudson, 1993.
PRADEL, Jean-Louis – A arte contemporânea. Lisboa: Edições 70, 2001.
ROBINSON, Hilary (ed.) – Feminism art theory. An anthology (1968-2014). 2nd ed. Oxford: Wiley Blackwell, 2015.
ROSENBERG, Harold – The tradition of the new. Chicago/London: The Universuty of Chicago Press, 1982.
ROUGE, Isabelle de Maison – A arte contemporânea. Mem Martins: Editorial Inquérito, 2003.
SELZ, Peter – Beyond the mainstream: essays on modern and contemporary art. Cambridge: Cambridge University Press, 1997.
SIM, Stuart (ed.) – The Routledge companion to postmodernism. 2nd ed. London [etc.]: Routledge, 2005.
SMART, Barry – A pós-modernidade. Lisboa: Publicações Europa-América, 1993.
STANGOS, Nikos (ed.) – Concepts of modern art: from fauvism to postmodernism. 2nd ed. London: Thames & Hudson, 2003.
TRIGUEROS, Maria Teresa Alario – Arte y feminismo. San Sebastián: Editorial Nerea, 2008.
VATTIMO, Gianni – A sociedade transparente. Lisboa: Relógio D’Água, 1992.
VATTIMO, Gianni [et al.] – En torno a la posmodernidad. Barcelona: Editorial Anthropos, 1991.
VERGINE, Lea – Art on the cutting edge: a guide to contemporary movements. Milan: Skira, 2001.
WOOD, Paul; FRASCINA, Francis; HARRIS, Jonathan; HARRISON, Charles – Modernism in dispute: art since the forties. London: The Open University, 1993.
WOOD, Paul; PERRY, Gill – Themes in contemporary art. New Haven; London: Yale University Press/The Open University, 2004.
Dicionários de termos de arte e de estética
MORA, José Ferrater, Dicionário de filosofia. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1991.
OSBORNE, Harold (org.), Dicionário Oxford de arte. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
READ, Herbert; STANGOS, Nikos (org.), The Thames & Hudson dictionary of arts and artists. New York: Thames & Hudson, 1994.
SILVA, Jorge Henrique Pais da; CALADO, Margarida, Dicionário de termos de arte e arquitectura. Lisboa: Editorial Presença, 2005.