O século XV em Itália.
- O Renascimento florentino – arquitetura, escultura e pintura.
- O Renascimento em Veneza – a pintura.
O Alto Renascimento.
- A arquitetura – Bramante.
- Leonardo da Vinci.
- Rafael.
- Miguel Ângelo.
- Veneza – Giorgione e Tiziano.
A crise do Renascimento e o Maneirismo.
- O Maneirismo em Itália.
- O Maneirismo de Fontainebleau.
- O Maneirismo na Flandres.
- O Maneirismo na Península Ibérica.
- O Maneirismo na Corte de Rodolfo II em Praga.
O século XVII – Barroco e Classicismo.
- A Contrarreforma e o Barroco nos países católicos.
- A Itália.
- A Europa Central – Áustria e Boémia.
- A Península Ibérica e as suas colónias na América Latina.
- O Classicismo francês do século XVII.
- A Flandres católica e a Holanda protestante na obra de Rubens e Rembrandt.
- A Contrarreforma e o Barroco nos países católicos.
- Complexidade cultural e artística do século XVIII.
- A Regência.
- O Rococó.
- Arquitetura e as artes decorativas em França e na Europa Central.
- Pintura em França e Itália.
O Rococó.
- Arquitetura e artes decorativas em França e na Europa Central.
- Pintura em França e Itália.
O despertar do Neoclassicismo e do Romantismo no final do século XVIII.
Revolução Francesa e Neoclassicismo.
- O Romantismo na pintura europeia.
- Arquitetura – os revivalismos, do Neogótico ao ecletismo do final do século.
A Revolução Industrial inglesa e as suas consequências a nível urbano.
As utopias.
- Os novos materiais – ferro e vidro – e as transformações da arquitetura.
- As Exposições Universais e a crítica aos produtos da indústria: arts and crafts e domestic revival.
A pintura francesa: do Realismo ao Impressionismo.
- Os paisagistas da «Escola de Barbizon» e a sua influência em Portugal.
- A pintura realista de Daumier e Courbet.
- Manet.
- Os pintores impressionistas – pontos comuns e divergências.
- O Impressionismo científico.
A escultura no século XIX: do Romantismo de Rude à revolução de Rodin e Medardo Rosso.
O Pós-impressionismo: Van Gogh, Gauguin, Cézanne e Lautrec.
CONDIÇÕES DE PAGAMENTO
Matrícula (liquidação no ato da matrícula) – 100,00€
1ª Propina até 03/10 – 110.00€
2ª Propina até 30/11 – 110.00€
3ª Propina até 31/01 – 110.00€
4ª Propina até 31/03 – 110.00€
DOCENTE
Margarida Calado (1947, Lisboa). Licenciou-se em História na Faculdade de Letras de Lisboa em 1973 e, em 1971, o Curso de Ciências Pedagógicas. A partir de 1973 exerceu funções docentes na Escola Superior de Belas Artes, tendo realizado, em 1996, o doutoramento na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, com a tese «Arte e Sociedade na Época de D. João V». Jubilou-se em 2017 como professora associada na Faculdade de Belas Artes, no grupo de Ciências da Arte, e foi coordenadora do Mestrado em Educação Artística e do Mestrado em Ensino das Artes Visuais. É autora, entre outras, das obras Azeitão, O Convento de S. Francisco da Cidade, Dicionário de Termos de Arte e Arquitectura, este, em colaboração com Jorge Henrique Pais da Silva e Artes Plásticas no Montijo. Passado e Presente, em colaboração com José Pedro Regatão.
BIBLIOGRAFIA GERAL
ARGAN, Giulio Carlo – Storia della arte italiana. Vols. 2 e 3, Firenze: Sansoni ed. X ristampa, 1980
ARGAN, Giulio Carlo – {tradução espanhola: Renacimiento y barroco II. De Miguel Ângelo a Tiepolo. Madrid: Ediciones Akal (Col. Arte y Estética, nº 11)}
ARGAN – Clássico anti-clássico. O Renascimento de Brunelleschi a Brueghel. S. Paulo: Companhia das Letras, 1999
ARGAN, G. C. – L'Arte Moderna, 1770/1970. Firenze: Ed. Sansoni; El Arte Moderno, 2 vols. (Vol. 1), Valência: Fernando Torres Editor, 1977; A Arte Moderna. S. Paulo: Companhia das Letras, 1998
ARGAN – A arte moderna na Europa de Hogarth a Picasso. S. Paulo: Companhia das Letras, 2010
ARGAN, Giulio Carlo e Maurizio Fagiolo – Guia de História da Arte. Lisboa: Editorial Estampa, 1992, 2ª ed., 1994; «Imprensa Universitária» nº 90
BAUMGART, Fritz – Breve História da Arte. S. Paulo: Martins Fontes, 1994
CHÂTELET, Albert, Bernard Philippe Groslier – História da Arte Larousse, vols. 1 e 2, Livraria Civilização Edª. e Círculo de Leitores, [1990]
CHECA CREMADES, F.Garcia Felguera e Moran Turina, M. – Guia para el estúdio de la história del arte. 6ª ed. Madrid: Ediciones Cátedra, 1992 (Cuadernos Arte Cátedra)
CHILVERS, Ian – Oxford Concise Dictionary of Art & artists. 2nd ed. Oxford University Press, 1996 (Trad. brasileira, S. Paulo: Martins Fontes)
CLARK, Kenneth – Civilização. O contributo da Europa para a Civilização Universal. Apresentação e tradução de José Cabrita Saraiva. Lisboa: Gradiva, 2021
GOMBRICH, E. H., The Story of Art. London, New York: Phaidon, 1995; História da Arte. Rio de Janeiro: Ed. Guanabara
GOMBRICH, E. H. – Uma pequena história do mundo. Lisboa: Tinta-da- China, 2006
HADJINICOLAOU, Nicos – História da Arte e Movimentos Sociais, Lisboa: Edições 70, «Arte & Comunicação» nº 7
HAUSER, Arnold – História Social da Literatura e da Arte, 2 vols., Edª Mestre Jou; S. Paulo, 1973; 1 vol. S. Paulo: Martins Fontes, 2000; História Social da Arte e da Cultura, VI vols., Vega, Lisboa, «Artes/História»
JANSON, Anthony F. e JANSON, Horst Woldemar – A Nova História da Arte de Janson. 9ª ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2010
KEMP, Martin (coordenação de) – História da Arte no Ocidente. Lisboa: Editorial Verbo, 2006
KEMP, Martin – Art in History (600 BC – 2000 AD). London: Profile Books, 2014
MURRAY, Peter and Linda – A Dictionary of art & Artists. 3rd ed. Penguin Books, 1972
PAGLIA, Camille – Glittering Images. A journey through art from Egypt to Star Wars. New York: Vintage Books, 2013
PIJOAN, J. (sob a direcção de…), História da Arte, 10 vols. Publicações Alfa, Lisboa
PINTO, Ana Lídia, Meireles, Fernando e Cambotas, Manuela C., História da Arte Ocidental e Portuguesa. Das origens ao final do século XX. Porto: Porto Editora, 2001
SILVA, Jorge Henrique Pais da, e Calado, Margarida – Dicionário de Termos de Arte e Arquitectura. Lisboa: Editorial Presença, 2005