Introdução
Este é o primeiro ano letivo em que este curso será anual, proposta sugerida por alguns alunos/as e que apoiamos dada a constante descoberta de novas mulheres artistas, a multiplicação de exposições coletivas e individuais dedicadas ao tema, o interesse de algumas galerias de arte pelo mesmo e o aumento da bibliografia específica.
Objetivos
O curso pretende dar a conhecer as mulheres que se distinguiram ao longo da história da arte ocidental no domínio artístico, tanto na Europa como especificamente em Portugal, abordando questões como a educação artística das mulheres, a forma como se inserem na sociedade do seu tempo e em particular na cultura e no mecenato da respetiva época.
Conteúdos
O curso desenvolver-se-á em três partes de duração diferenciada:
1ª parte – A historiografia da arte:
- A historiografia da arte tradicional e a quase ausência da mulher artista.
- A historiografia da arte após a publicação do artigo de Linda Nochlin «Why have there been no great women artists?» (1971) e até ao presente, com destaque relativamente a Portugal para a obra de Filipa Lowndes Vicente «A arte sem história» (2012).
2ª parte – A mulher na arte
Partindo de premissas como as colocadas pelo grupo Guerrilla Girls, formado em Nova Iorque, em 1985, sob o lema «Do women have to be naked to get in the Met Museum» e de perspetivas como a de Catherine McCormack, «Women in the picture» (2021) será feita uma abordagem à forma como a mulher tem sido representada na arte desde a Pré-história aos inícios do século XX, sendo referidas algumas situações relacionadas com achados arqueológicos que revelam mulheres guerreiras e mostrando alguns objetos específicos do universo feminino (design).
3ª parte – A arte das mulheres
- A arte das mulheres desde a Antiguidade (referências de Plínio o Antigo) ao Renascimento, com especial destaque para o papel cultural e artístico das mulheres nos conventos (Hildegarda de Bingen) e para o aparecimento dos primeiros textos em defesa das mulheres (Christine de Pisan – O livro da cidade das senhoras).
- O Renascimento e o Maneirismo – As primeiras mulheres a destacar-se na cena artística, embora ignoradas até finais do séc. XX: Properzia de’Rossi, Plautilla Nelli, Sofonisba Anguissola e Lavinia Fontana, no contexto da Itália e Caterina von Hemessen na Flandres.
O mundo cultural português e a corte da Infanta D. Maria.
- O período barroco – A importância de artistas como Artemisia Gentilleschi, Elisabetta Sirani ou Fede Galicia, em Itália.
A Flandres – importância de Michaelina Wautier.
A Idade do ouro nos Países Baixos e a importância de artistas como Judith Leyster e das pintoras de flores como Rachel e Anna Ruysch, e de Maria Sibylla Merian, cientista e artista.
O caso específico de Portugal – Josefa de Óbidos, uma exceção? Outras artistas pintoras, designadamente freiras.
Luísa Roldán, uma escultora de Sevilha.
- Do rococó ao neoclassicismo – Rosalba Carriera, grande mestra do pastel. Angélica Kauffman e Mary Moser, as primeiras artistas na Royal Academy of Art.
Elisabeth Vigée Le Brun e Adélaïde Labille-Guiard, pintoras da sociedade aristocrata francesa do Ancien Régime.
- A Revolução Francesa e a situação social da mulher: o caso de Olympe de Gouges e de Mary Wollstonecraft na defesa dos direitos da mulher. Análise de obras de mulheres na primeira metade do séc. XIX.
- A arte das mulheres na 2ª metade do séc. XIX – o Realismo: Rosa Bonheur e Lady Butler.
As mulheres no movimento Pré-Rafaelita: Emily Mary Osborn, Elisabeth Siddal, a fotógrafa Julia Margaret Cameron e Evelyn de Morgan. As mulheres na escola de Glasgow (Arte Nova): Margaret Macdonald Mackintosh e Frances Macdonald.
O espiritismo e a arte das mulheres: Georgiana Houghton e Hilma af Klint.
- As mulheres e o Impressionismo – Berthe Morisot, Mary Cassatt, Marie Braquemond e Eva Gonzalez. O caso de Camille Claudel na escultura.
Portugal – Aurélia de Sousa e sua irmã Sofia de Sousa e outras mulheres artistas em Portugal no final do séc. XIX e inícios do séc. XX. O Grupo do Leão e as Senhoras Leoas.
- Inícios do séc. XX – Fauvismo, Expressionismo, Futurismo, Dada:
França – Suzanne Valadon, Marie Laurencin, Sónia Délaunay, Natália Goncharova, entre outras artistas russas emigradas.
Alemanha – Käthe Kollwitz e Gabriele Münter.
As mulheres na Bauhaus.
Dada – Surrealismo – Sophie Taeuber-Arp e a Baronesa Elsa von Freytag- Loringhoven. Maruja Mallo em Espanha.
Art Déco – Tamara de Lempicka.
- Modernismo em Portugal – Sarah Affonso, Milly Possoz, Ofélia Marques.
Modernismo no Brasil – Anita Malfati e Tarsila do Amaral.
México – Frida Kahlo, um caso particular.
- O século XX e os inícios do século XXI – Consagradas, feministas e outras grandes artistas integradas nos movimentos artísticos da sua época: Consagradas – Georgia O’Keeffe, Barbara Hepworth, Germaine Richier , Niki de Saint-Phalle, Louise Bourgeois, Paula Rego, Yayoi Kusama
As mulheres de…– Lee Krasner (Pollock); Elaine De Kooning
Abstração – Escola de Paris – Vieira da Silva
Pop Art – Marisol Escobar, Emília Nadal
Op Art – Bridget Riley.
Body art – Rebecca Horn, Gina Pane, Orlan.
Feminismo e questões de género – Judy Chicago e Miriam Schapiro, Cindy Sherman, Ana Mendieta, Marina Abramovic, Sylvia Sleigh, Caroline Schneemann, Ellen Alfest, Jenny Saville, Guerrilla Girls.
- O caso português no século XX-XXI.
Persistência do Naturalismo: irmãs Roque Gameiro, Eduarda Lapa, Emília Santos Braga.
As mulheres no Estado Novo – Estrela Faria, Stela de Albuquerque.
Surrealismo – Albertina Mântua e Isabel Meyrelles.
Neorrealismo – Teresa Arriaga, Maria Keil.
Consagradas a partir da década de 1960 – Menez, Helena Almeida, Lourdes Castro, Ana Hatherly, Ana Vieira, Graça Morais, Ângela Ferreira, Ana Vidigal, Fernanda Fragateiro, Joana Vasconcelos.
Feminismo em Portugal – As Novas Cartas Portuguesas de Maria Isabel Barreno, Maria Teresa Horta e Maria Velho da Costa; Natália Correia e o conceito de Mátria. Clara Menéres.
Abertura internacional – Dulce d’Agro e a Galeria Quadrum. O pós-25 de abril.
A Sociedade Nacional de Belas Artes e as primeiras exposições dedicadas às mulheres.
As mulheres no ensino artístico.
Bibliografia Geral
HESSEL, KATY – The story of art without men. London: Penguin Random House UK, 2022
HODGE, Susie – Breve Historia de las mujeres artistas. Barcelona: Blume, 2020
(Outra bibliografia será indicada nas aulas)
Condições de Pagamento
Matrícula (liquidação no ato da matrícula) – 105,00€
1ª Propina até 03/10 – 115.00€
2ª Propina até 30/11 – 115.00€
3ª Propina até 31/01 – 115.00€
4ª Propina até 31/03 – 115.00€