Cursos Teóricos

As Mulheres na Arte – A Arte das Mulheres

5ª Feira
16h00 - 18h00
Docente
Doutora Margarida Calado
Local
SNBA

Destinatários

Ao público em geral, de preferência com algum conhecimento de História da Arte, em particular alunos da SNBA, das Faculdades de Letras, Humanidades e Belas Artes, com interesse nesta área.

Sobre o curso

Introdução

Este é o primeiro ano letivo em que este curso será anual, proposta sugerida por alguns alunos/as e que apoiamos dada a constante descoberta de novas mulheres artistas, a multiplicação de exposições coletivas e individuais dedicadas ao tema, o interesse de algumas galerias de arte pelo mesmo e o aumento da bibliografia específica.

 

Objetivos

O curso pretende dar a conhecer as mulheres que se distinguiram ao longo da história da arte ocidental no domínio artístico, tanto na Europa como especificamente em Portugal, abordando questões como a educação artística das mulheres, a forma como se inserem na sociedade do seu tempo e em particular na cultura e no mecenato da respetiva época.

 

Conteúdos

O curso desenvolver-se-á em três partes de duração diferenciada:

1ª parte – A historiografia da arte:

  1. A historiografia da arte tradicional e a quase ausência da mulher artista.
  2. A historiografia da arte após a publicação do artigo de Linda Nochlin «Why have there been no great women artists?» (1971) e até ao presente, com destaque relativamente a Portugal para a obra de Filipa Lowndes Vicente «A arte sem história» (2012).

 

2ª parte – A mulher na arte

Partindo de premissas como as colocadas pelo grupo Guerrilla Girls, formado em Nova Iorque, em 1985, sob o lema «Do women have to be naked to get in the Met Museum» e de perspetivas como a de Catherine McCormack, «Women in the picture» (2021) será feita uma abordagem à forma como a mulher tem sido representada na arte desde a Pré-história aos inícios do século XX, sendo referidas algumas situações relacionadas com achados arqueológicos que revelam mulheres guerreiras e mostrando alguns objetos específicos do universo feminino (design).

 

3ª parte – A arte das mulheres

  1. A arte das mulheres desde a Antiguidade (referências de Plínio o Antigo) ao Renascimento, com especial destaque para o papel cultural e artístico das mulheres nos conventos (Hildegarda de Bingen) e para o aparecimento dos primeiros textos em defesa das mulheres (Christine de Pisan – O livro da cidade das senhoras).
  2. O Renascimento e o Maneirismo – As primeiras mulheres a destacar-se na cena artística, embora ignoradas até finais do séc. XX: Properzia de’Rossi, Plautilla Nelli, Sofonisba Anguissola e Lavinia Fontana, no contexto da Itália e Caterina von Hemessen na Flandres.
    O mundo cultural português e a corte da Infanta D. Maria.
  1. O período barroco – A importância de artistas como Artemisia Gentilleschi, Elisabetta Sirani ou Fede Galicia, em Itália.
    A Flandres – importância de Michaelina Wautier.
    A Idade do ouro nos Países Baixos e a importância de artistas como Judith Leyster e das pintoras de flores como Rachel e Anna Ruysch, e de Maria Sibylla Merian, cientista e artista.
    O caso específico de Portugal – Josefa de Óbidos, uma exceção? Outras artistas pintoras, designadamente freiras.
    Luísa Roldán, uma escultora de Sevilha.
  1. Do rococó ao neoclassicismo – Rosalba Carriera, grande mestra do pastel. Angélica Kauffman e Mary Moser, as primeiras artistas na Royal Academy of Art.
    Elisabeth Vigée Le Brun e Adélaïde Labille-Guiard,  pintoras da sociedade aristocrata francesa do Ancien Régime.
  1. A Revolução Francesa e a situação social da mulher: o caso de Olympe de Gouges e de Mary Wollstonecraft na defesa dos direitos da mulher. Análise de obras de mulheres na primeira metade do séc. XIX.
  2. A arte das mulheres na 2ª metade do séc. XIX – o Realismo: Rosa Bonheur e Lady Butler.
    As mulheres no movimento Pré-Rafaelita: Emily Mary Osborn, Elisabeth Siddal, a fotógrafa Julia Margaret Cameron e Evelyn de Morgan. As mulheres na escola de Glasgow (Arte Nova): Margaret Macdonald Mackintosh e Frances Macdonald.
    O espiritismo e a arte das mulheres: Georgiana Houghton e Hilma af Klint.
  1. As mulheres e o Impressionismo – Berthe Morisot, Mary Cassatt, Marie Braquemond e Eva Gonzalez. O caso de Camille Claudel na escultura.
    Portugal – Aurélia de Sousa e sua irmã Sofia de Sousa e outras mulheres artistas em Portugal no final do séc. XIX e inícios do séc. XX. O Grupo do Leão e as Senhoras Leoas.
  1. Inícios do séc. XX – Fauvismo, Expressionismo, Futurismo, Dada:
    França – Suzanne Valadon, Marie Laurencin, Sónia Délaunay, Natália Goncharova, entre outras artistas russas emigradas.
    Alemanha – Käthe Kollwitz e Gabriele Münter.
    As mulheres na Bauhaus.
    Dada – Surrealismo – Sophie Taeuber-Arp e a Baronesa Elsa von Freytag-   Loringhoven. Maruja Mallo em Espanha.
    Art Déco – Tamara de Lempicka.
  1. Modernismo em Portugal – Sarah Affonso, Milly Possoz, Ofélia Marques.
    Modernismo no Brasil – Anita Malfati e Tarsila do Amaral.
    México – Frida Kahlo, um caso particular.
  1. O século XX e os inícios do século XXI – Consagradas, feministas e outras grandes artistas integradas nos movimentos artísticos da sua época: Consagradas – Georgia O’Keeffe, Barbara Hepworth, Germaine Richier , Niki de Saint-Phalle, Louise Bourgeois, Paula Rego, Yayoi Kusama
    As mulheres de…– Lee Krasner (Pollock); Elaine De Kooning
    Abstração – Escola de Paris – Vieira da Silva
    Pop Art – Marisol Escobar, Emília Nadal
    Op Art – Bridget Riley.
    Body art – Rebecca Horn, Gina Pane, Orlan.
    Feminismo e questões de género – Judy Chicago e Miriam Schapiro, Cindy Sherman, Ana Mendieta, Marina Abramovic, Sylvia Sleigh, Caroline Schneemann, Ellen Alfest, Jenny Saville, Guerrilla Girls.
  1. O caso português no século XX-XXI.
    Persistência do Naturalismo: irmãs Roque Gameiro, Eduarda Lapa, Emília Santos Braga.
    As mulheres no Estado Novo – Estrela Faria, Stela de Albuquerque.
    Surrealismo – Albertina Mântua e Isabel Meyrelles.
    Neorrealismo – Teresa Arriaga, Maria Keil.
    Consagradas a partir da década de 1960 – Menez, Helena Almeida, Lourdes Castro, Ana Hatherly, Ana Vieira, Graça Morais, Ângela Ferreira, Ana Vidigal, Fernanda Fragateiro, Joana Vasconcelos.
    Feminismo em Portugal – As Novas Cartas Portuguesas de Maria Isabel Barreno, Maria Teresa Horta e Maria Velho da Costa; Natália Correia e o conceito de Mátria. Clara Menéres.
    Abertura internacional – Dulce d’Agro e a Galeria Quadrum. O pós-25 de abril.
    A Sociedade Nacional de Belas Artes e as primeiras exposições dedicadas às mulheres.
    As mulheres no ensino artístico.

 

Bibliografia Geral

HESSEL, KATY – The story of art without men. London: Penguin Random House UK, 2022

HODGE, Susie – Breve Historia de las mujeres artistas. Barcelona: Blume, 2020

(Outra bibliografia será indicada nas aulas)

 

Condições de Pagamento

Matrícula (liquidação no ato da matrícula) – 105,00€

1ª Propina até 03/10 – 115.00€

2ª Propina até 30/11 – 115.00€

3ª Propina até 31/01 – 115.00€

4ª Propina até 31/03 – 115.00€

Mais Cursos

Cursos Teóricos
6ª Feira
16h00 - 18h00
Arte Religiosa: ortodoxia e heterodoxia

Doutor Marco Daniel Duarte

3ª Feira
16h00 - 18h00
Artes Visuais e Literatura

Doutor José Manuel Vasconcelos

2ª Feira
18h30 - 20h30
Teoria e História da Crítica de Arte

Doutora Isabel Nogueira