INTRODUÇÃO
Historiografia de arte portuguesa
I. IDADE MÉDIA
Da fundação da nacionalidade ao século XVI
Antecedentes: das origens à presença islâmica em Portugal.
Arte românica:
- As catedrais.
- O Românico monástico-rural.
- Escultura, iluminura e artes decorativas.
Arte gótica:
- A catedral de Évora na transição do românico para o Gótico.
- As fundações cistercienses. O Mosteiro de Alcobaça.
- As Ordens Mendicantes e a difusão do Gótico em Portugal.
- A dinastia de Avis. O Mosteiro da Batalha e os edifícios ligados à nova situação política.
- A escultura gótica.
- A pintura: Nuno Gonçalves. A oficina de Coimbra. A pintura a fresco.
- Iluminura, vitral e artes decorativas.
O final do século XV e o início do século XVI:
- D. João II e a vinda de Andrea Sansovino a Portugal.
- O Manuelino a nível da arquitetura e decoração arquitetónica.
- A pintura na 1ª metade do século XVI: a presença flamenga e as oficinas ligadas à Corte e de caráter regional.
- Artes decorativas – Azulejo, iluminura e ourivesaria.
II. RENASCIMENTO E MANEIRISMO
- Humanismo e Renascimento em Portugal.
- Francisco de Holanda – arquiteto, teórico e iluminador.
- A Contra-Reforma e a sua influência na arte portuguesa a nível da arquitetura (igrejas da Companhia de Jesus) e da iconografia.
- A importância de S. Vicente de Fora como fundação régia.
- Os retábulos de estilo arquitetónico e a pintura maneirista na 2ª metade do século XVI.
III. BARROCO, ROCOCÓ E POMBALINO
Século XVII:
- A continuidade da arquitetura de tradição maneirista: o estilo chão.
- A nova decoração arquitetónica: talha e azulejo.
- A pintura barroca – De Josefa de Óbidos a Bento Coelho da Silveira.
- A escultura devocional em madeira e barro.
- Importância da arquitetura militar na época da Restauração.
- Inícios da arquitetura barroca: João Antunes.
- Chegada a Portugal de artistas estrangeiros no reinado de D. Pedro II.
O reinado de D. João V – O triunfo do Barroco:
- As grandes obras de fundação régia: Menino Deus, Mafra, a Patriarcal e a Capela de S. João Baptista; o Palácio das Necessidades.
- Importância do mecenato de D. Tomás de Almeida.
- Arquitetura civil e obras públicas (o Aqueduto): importância dos engenheiros portugueses e de Carlos Mardel.
- A vinda para Portugal de Nicolau Nasoni e a sua importância no Barroco do Norte.
- A escultura no período joanino: importações, artistas estrangeiros e a tradição da talha e escultura em madeira.
- A pintura sob a égide da corte: Duprà e Quillard. Vieira Lusitano e a formação em Roma.
- Azulejaria joanina: o período dos grandes mestres e a grande produção.
A segunda metade do século XVIII – Do Rococó ao Neoclassicismo:
- O Norte – a continuidade do Barroco nasoniano e a influência do Rococó germânico e francês: arquitetura, talha e azulejo.
- O Terramoto de 1755 e a reconstrução de Lisboa. Os grandes protagonistas: Manuel da Maia, Eugénio dos Santos e Carlos Mardel.
- Arquitetura religiosa em Lisboa no contexto pós-Terramoto.
- O Palácio de Queluz e a Quinta Real de Caxias.
- Escultura na 2ª metade do século XVIII: Machado de Castro, escultor, teórico e professor.
- Os grandes pintores da 2ª metade do século: de Pedro Alexandrino a Vieira Portuense e Domingos Sequeira.
- Pina Manique e a proteção às artes e ao ensino artístico.
- O Neoclassicismo na arquitetura: o Teatro de S. Carlos e o Palácio da Ajuda.
IV. OS SÉCULOS XIX E XX
Do Romantismo à década de 50
O século XIX.
- A fundação da Academia de Belas Artes em 1836 e as heranças recebidas.
- O Romantismo na pintura e escultura – Tomás de Anunciação, Cristino da Silva, Metrass e o visconde de Meneses. Retrato e pintura de paisagem. Vítor Bastos, escultor romântico.
- Romantismo na arquitetura – os revivalismos históricos.
- As Conferências do Casino: Eça de Queirós e a defesa da arte realista sob influência de Proudhon.
- O Realismo na pintura de Miguel Ângelo Lupi.
- A crítica político-social na caricatura de Rafael Bordalo Pinheiro.
- O Naturalismo de Silva Porto e Marques de Oliveira e a influência da escola de Barbizon. O Grupo do Leão e o sucesso do naturalismo. Da Sociedade Promotora de Belas Artes à Sociedade Nacional de Belas Artes.
- A abertura da Avenida da Liberdade (1879) e a Lisboa das Avenidas Novas, do ecletismo à Arte Nova.
O Século XX:
- Modernismo, Vanguarda e persistência do Naturalismo.
- A exposição dos independentes de 1911 e as primeiras influências de Paris.
- O grupo do «Orpheu»: Santa-Rita, Amadeo e Almada e as ligações a Fernando Pessoa e Sá Carneiro. Os Délaunay em Portugal.
- O Futurismo em 1917.
- Os anos 20: os quadros da «Brasileira» e do Bristol Clube. Almada Negreiros em Madrid.
- O Estado Novo e a Política do Espírito: Salazar e António Ferro:
- O SPN/SNI e as exposições de Arte Moderna.
- Outras iniciativas artísticas e culturais do SPN/SNI: o «Panorama»; as representações internacionais; exposições e concursos.
- Almada Negreiros no novo contexto político.
- Os modernistas do SPN/SNI: o Expressionismo e o Decorativismo.
- A arquitetura e a escultura oficiais.
- A Exposição do Mundo Português – presenças e significados.
- A década de 40 e as ruturas com a arte oficial – Neo-realismo, Surrealismo e Abstração.
- O final da Guerra e a queda das ditaduras em 1945. O MUD e as exposições Gerais de Artes Plásticas na SNBA.
- Neo-realistas e surrealistas.
- Os surrealistas abandonam as Gerais e cindem-se em Surrealistas e Os Surrealistas de Lisboa. Continuidade do Surrealismo a partir de 1952.
- O Abstracionismo e os seus principais representantes na década de 40.
CONDIÇÕES DE PAGAMENTO
Matrícula (liquidação no ato da matrícula) – 100,00€
1ª Propina até 03/10 – 110.00€
2ª Propina até 30/11 – 110.00€
3ª Propina até 31/01 – 110.00€
4ª Propina até 31/03 – 110.00€
DOCENTE
Margarida Calado (1947, Lisboa). Licenciou-se em História na Faculdade de Letras de Lisboa em 1973 e, em 1971, no Curso de Ciências Pedagógicas. A partir de 1973 exerceu funções docentes na Escola Superior de Belas Artes, tendo realizado, em 1996, o doutoramento na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, com a tese «Arte e Sociedade na Época de D. João V». Jubilou-se em 2017 como professora associada na Faculdade de Belas Artes, no grupo de Ciências da Arte, e foi coordenadora do Mestrado em Educação Artística e do Mestrado em Ensino das Artes Visuais. É autora, entre outras, das obras Azeitão, O Convento de S. Francisco da Cidade, Dicionário de Termos de Arte e Arquitectura, este, em colaboração com Jorge Henrique Pais da Silva e Artes Plásticas no Montijo. Passado e Presente, em colaboração com José Pedro Regatão.
BIBLIOGRAFIA GERAL
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Publicações Alfa
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MECO, José (1986) – O Azulejo em Portugal. Lisboa: Publicações Alfa
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PEREIRA, Paulo (Direção de) (1995) – História da Arte Portuguesa. 3
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PEREIRA, Paulo (2011) – Arte Portuguesa. História essencial. Círculo de
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PEREIRA, Paulo (2022) – Arquitetura Portuguesa. História essencial. Lisboa:
Círculo de Leitores e Temas e Debates
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Círculo de Leitores
(2014) Vol. II – Idade Média. Círculo de Leitores
(2014) Vol. III – Renascimento. Círculo de Leitores
(2014) Vol. IV – Barroco. Círculo de Leitores
(2014) Vol. V – Oitocentos. Círculo de Leitores
(2014) Vol. VI – Arte Contemporânea. Círculo de Leitores
PEREIRA, Paulo (2018) – Arte e Ciência. Vol. I – A criação divina. O homem.
Círculo de Leitores
(2018) Vol. II – Os 4 elementos. O corpo. Círculo de Leitores
(2019) Vol. III – Equações da arte. Círculo de Leitores
(2019) Vol. IV – A descrição do cosmo. Círculo de Leitores
(2019) Vol. V – Memória e engenhos. Círculo de Leitores
SERRÃO, Vítor (2002) — História da Arte em Portugal. Vol. 3 –
Renascimento e Maneirismo. Lisboa: Editorial Presença
(2003) — História da Arte em Portugal. Vol. 4 – O Barroco. Lisboa: Editorial
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SILVA, Jorge Henrique Pais da e CALADO, Margarida (2005) – Dicionário de
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VASCONCELOS, Flórido de (1972) – História da Arte em Portugal. Lisboa:
Verbo (Livros RTP 65)