Cursos Teóricos

Temas da História da Arte em Portugal

2ª Feira
18h30 - 20h30
Docente
Doutora Margarida Calado
Local
SNBA

Destinatários

Alunos dos cursos práticos que pretendam completar conhecimentos a nível teórico; alunos do ensino secundário que desejem aprofundar a sua preparação para a entrada nos cursos de Belas-Artes, alunos dos cursos universitários que pretendam consolidar estas matérias, pessoas de todas as idades que gostam de viajar e desejam entender melhor as obras que veem, profissionais das áreas de turismo que desejem atualizar e aprofundar conhecimentos.

Sobre o curso

INTRODUÇÃO

Historiografia de arte portuguesa

I. IDADE MÉDIA

Da fundação da nacionalidade ao século XVI

  • Antecedentes: das origens à presença islâmica em Portugal.

  • Arte românica:

    • As catedrais.
    • O Românico monástico-rural.
    • Escultura, iluminura e artes decorativas.
  • Arte gótica:

    • A catedral de Évora na transição do românico para o Gótico.
    • As fundações cistercienses. O Mosteiro de Alcobaça.
    • As Ordens Mendicantes e a difusão do Gótico em Portugal.
    • A dinastia de Avis. O Mosteiro da Batalha e os edifícios ligados à nova situação política.
    • A escultura gótica.
    • A pintura: Nuno Gonçalves. A oficina de Coimbra. A pintura a fresco.
    • Iluminura, vitral e artes decorativas.
  • O final do século XV e o início do século XVI:

    • D. João II e a vinda de Andrea Sansovino a Portugal.
    • O Manuelino a nível da arquitetura e decoração arquitetónica.
    • A pintura na 1ª metade do século XVI: a presença flamenga e as oficinas ligadas à Corte e de caráter regional.
    • Artes decorativas – Azulejo, iluminura e ourivesaria.

II. RENASCIMENTO E MANEIRISMO

  • Humanismo e Renascimento em Portugal.
  • Francisco de Holanda – arquiteto, teórico e iluminador.
  • A Contra-Reforma e a sua influência na arte portuguesa a nível da arquitetura (igrejas da Companhia de Jesus) e da iconografia.
  • A importância de S. Vicente de Fora como fundação régia.
  • Os retábulos de estilo arquitetónico e a pintura maneirista na 2ª metade do século XVI.

III. BARROCO, ROCOCÓ E POMBALINO

  • Século XVII:

    • A continuidade da arquitetura de tradição maneirista: o estilo chão.
    • A nova decoração arquitetónica: talha e azulejo.
    • A pintura barroca – De Josefa de Óbidos a Bento Coelho da Silveira.
    • A escultura devocional em madeira e barro.
    • Importância da arquitetura militar na época da Restauração.
    • Inícios da arquitetura barroca: João Antunes.
    • Chegada a Portugal de artistas estrangeiros no reinado de D. Pedro II.
  • O reinado de D. João V – O triunfo do Barroco:

    • As grandes obras de fundação régia: Menino Deus, Mafra, a Patriarcal e a Capela de S. João Baptista; o Palácio das Necessidades.
    • Importância do mecenato de D. Tomás de Almeida.
    • Arquitetura civil e obras públicas (o Aqueduto): importância dos engenheiros portugueses e de Carlos Mardel.
    • A vinda para Portugal de Nicolau Nasoni e a sua importância no Barroco do Norte.
    • A escultura no período joanino: importações, artistas estrangeiros e a tradição da talha e escultura em madeira.
    • A pintura sob a égide da corte: Duprà e Quillard. Vieira Lusitano e a formação em Roma.
    • Azulejaria joanina: o período dos grandes mestres e a grande produção.
  • A segunda metade do século XVIII – Do Rococó ao Neoclassicismo:

    • O Norte – a continuidade do Barroco nasoniano e a influência do Rococó germânico e francês: arquitetura, talha e azulejo.
    • O Terramoto de 1755 e a reconstrução de Lisboa. Os grandes protagonistas: Manuel da Maia, Eugénio dos Santos e Carlos Mardel.
    • Arquitetura religiosa em Lisboa no contexto pós-Terramoto.
    • O Palácio de Queluz e a Quinta Real de Caxias.
    • Escultura na 2ª metade do século XVIII: Machado de Castro, escultor, teórico e professor.
    • Os grandes pintores da 2ª metade do século: de Pedro Alexandrino a Vieira Portuense e Domingos Sequeira.
    • Pina Manique e a proteção às artes e ao ensino artístico.
    • O Neoclassicismo na arquitetura: o Teatro de S. Carlos e o Palácio da Ajuda.

IV. OS SÉCULOS XIX E XX

Do Romantismo à década de 50

  • O século XIX.

    • A fundação da Academia de Belas Artes em 1836 e as heranças recebidas.
    • O Romantismo na pintura e escultura – Tomás de Anunciação, Cristino da Silva, Metrass e o visconde de Meneses. Retrato e pintura de paisagem. Vítor Bastos, escultor romântico.
    • Romantismo na arquitetura – os revivalismos históricos.
    • As Conferências do Casino: Eça de Queirós e a defesa da arte realista sob influência de Proudhon.
      • O Realismo na pintura de Miguel Ângelo Lupi.
      • A crítica político-social na caricatura de Rafael Bordalo Pinheiro.
    • O Naturalismo de Silva Porto e Marques de Oliveira e a influência da escola de Barbizon. O Grupo do Leão e o sucesso do naturalismo. Da Sociedade Promotora de Belas Artes à Sociedade Nacional de Belas Artes.
    • A abertura da Avenida da Liberdade (1879) e a Lisboa das Avenidas Novas, do ecletismo à Arte Nova.
  • O Século XX:

    • Modernismo, Vanguarda e persistência do Naturalismo.
    • A exposição dos independentes de 1911 e as primeiras influências de Paris.
    • O grupo do «Orpheu»: Santa-Rita, Amadeo e Almada e as ligações a Fernando Pessoa e Sá Carneiro. Os Délaunay em Portugal.
    • O Futurismo em 1917.
    • Os anos 20: os quadros da «Brasileira» e do Bristol Clube. Almada Negreiros em Madrid.
    • O Estado Novo e a Política do Espírito: Salazar e António Ferro:
      • O SPN/SNI e as exposições de Arte Moderna.
      • Outras iniciativas artísticas e culturais do SPN/SNI: o «Panorama»; as representações internacionais; exposições e concursos.
      • Almada Negreiros no novo contexto político.
      • Os modernistas do SPN/SNI: o Expressionismo e o Decorativismo.
      • A arquitetura e a escultura oficiais.
      • A Exposição do Mundo Português – presenças e significados.
    • A década de 40 e as ruturas com a arte oficial – Neo-realismo, Surrealismo e Abstração.
      • O final da Guerra e a queda das ditaduras em 1945. O MUD e as exposições Gerais de Artes Plásticas na SNBA.
      • Neo-realistas e surrealistas.
      • Os surrealistas abandonam as Gerais e cindem-se em Surrealistas e Os Surrealistas de Lisboa. Continuidade do Surrealismo a partir de 1952.
      • O Abstracionismo e os seus principais representantes na década de 40.

CONDIÇÕES DE PAGAMENTO

Matrícula (liquidação no ato da matrícula) – 100,00€

1ª Propina até 03/10 – 110.00€

2ª Propina até 30/11 – 110.00€

3ª Propina até 31/01 – 110.00€

4ª Propina até 31/03 – 110.00€

 

DOCENTE

Margarida Calado (1947, Lisboa). Licenciou-se em História na Faculdade de Letras de Lisboa em 1973 e, em 1971, no Curso de Ciências Pedagógicas. A partir de 1973 exerceu funções docentes na Escola Superior de Belas Artes, tendo realizado, em 1996, o doutoramento na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, com a tese «Arte e Sociedade na Época de D. João V». Jubilou-se em 2017 como professora associada na Faculdade de Belas Artes, no grupo de Ciências da Arte, e foi coordenadora do Mestrado em Educação Artística e do Mestrado em Ensino das Artes Visuais. É autora, entre outras, das obras Azeitão, O Convento de S. Francisco da Cidade, Dicionário de Termos de Arte e Arquitectura, este, em colaboração com Jorge Henrique Pais da Silva e Artes Plásticas no Montijo. Passado e Presente, em colaboração com José Pedro Regatão.

 

BIBLIOGRAFIA GERAL

AA. VV. (1986) – História da arte em Portugal. 14 volumes. Lisboa:
Publicações Alfa
ALMEIDA, Carlos Alberto Ferreira de (2001) – História da arte em Portugal.
1. O Românico. Lisboa: Editorial Presença
ALMEIDA, Carlos Alberto Ferreira de e BARROCA, Mário Jorge (2002) –
História da arte em Portugal. 2. O Gótico. Lisboa: Editorial Presença
CASTRO, Laura e SILVA, Raquel Henriques da (1997) – História da Arte
Portuguesa. Época Contemporânea. Lisboa: Universidade Aberta
FRANÇA, José-Augusto (2004) – História da Arte em Portugal. Vol. 5 – O
Pombalismo e o Romantismo. Lisboa: Editorial Presença
FRANÇA, José-Augusto (2004) – História da Arte em Portugal. Vol. 6 – O
Modernismo. Lisboa: Editorial Presença
MECO, José (1986) – O Azulejo em Portugal. Lisboa: Publicações Alfa
MIRANDA, Maria Adelaide e SILVA, José Custódio Vieira da (1995) –
História da Arte Portuguesa. Época Medieval. Lisboa: Universidade Aberta
PEREIRA, Fernando António Baptista (1992) – História da Arte Portuguesa.
Época Moderna (1500-1800). Lisboa: Universidade Aberta
PEREIRA, Paulo (Direção de) (1995) – História da Arte Portuguesa. 3
volumes. Círculo de Leitores
PEREIRA, Paulo (2011) – Arte Portuguesa. História essencial. Círculo de
Leitores e Temas e Debates
PEREIRA, Paulo (2022) – Arquitetura Portuguesa. História essencial. Lisboa:
Círculo de Leitores e Temas e Debates

PEREIRA, Paulo (2014) – Decifrar a arte em Portugal. Vol. I – Artes Antigas.
Círculo de Leitores
(2014) Vol. II – Idade Média. Círculo de Leitores
(2014) Vol. III – Renascimento. Círculo de Leitores
(2014) Vol. IV – Barroco. Círculo de Leitores
(2014) Vol. V – Oitocentos. Círculo de Leitores
(2014) Vol. VI – Arte Contemporânea. Círculo de Leitores
PEREIRA, Paulo (2018) – Arte e Ciência. Vol. I – A criação divina. O homem.
Círculo de Leitores
(2018) Vol. II – Os 4 elementos. O corpo. Círculo de Leitores
(2019) Vol. III – Equações da arte. Círculo de Leitores
(2019) Vol. IV – A descrição do cosmo. Círculo de Leitores
(2019) Vol. V – Memória e engenhos. Círculo de Leitores
SERRÃO, Vítor (2002) — História da Arte em Portugal. Vol. 3 –
Renascimento e Maneirismo. Lisboa: Editorial Presença
(2003) — História da Arte em Portugal. Vol. 4 – O Barroco. Lisboa: Editorial
Presença
SILVA, Jorge Henrique Pais da (1986) – Páginas de História da Arte.
Volume I – Artistas e Monumentos. Lisboa: Editorial Estampa (Imprensa
Universitária, 53)
(1986) – Páginas de História da Arte. Volume II – Estudos e Ensaios.
Lisboa: Editorial Estampa (Imprensa Universitária, 54)
SILVA, Jorge Henrique Pais da e CALADO, Margarida (2005) – Dicionário de
termos de arte e arquitectura. Lisboa: Editorial Presença
VASCONCELOS, Flórido de (1972) – História da Arte em Portugal. Lisboa:
Verbo (Livros RTP 65)

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