Teoria e História da Crítica de Arte
Semestral
(Outubro – Janeiro)
Objectivos
– A definição e compreensão da actividade crítica como parte fundamental e integrante dos discursos sobre arte, sobretudo da arte contemporânea.
– O desenvolvimento da capacidade de observação, entendimento e fruição da obra de arte no complexo universo da contemporaneidade, nomeadamente, no contexto mais vasto de criação e recepção artísticas.
Conteúdos programáticos
- Moderno, contemporâneo, modernismo e vanguarda: conceitos relevantes do criticismo.
- Juízo de gosto e crítica de arte: problemáticas, definição, especificidades.
- Para quem se escreve?
- Crítica externa e crítica interna.
- Crítica da forma e crítica dos conteúdos.
- Discurso crítico e discurso retórico.
- Crítica militante e crítica histórica.
- Critérios internos e critérios externos.
- A crítica de arte antes da sua constituição como disciplina autónoma.
- O surgimento da crítica na Antiguidade Clássica.
- A crítica e o providencialismo da Idade Média.
- A crítica na Época Moderna: classicismo, barroco e neoclassicismo.
- Os Salons e o aparecimento da crítica de arte como disciplina autónoma.
- Diderot e Baudelaire.
- A crítica de arte no século XIX em Inglaterra e em França.
- John Ruskin e Émile Zola.
- A crítica de arte e as vanguardas do século XX.
- Guillaume Apollinaire.
- A crítica de arte entre o modernismo e o pós-Guerra.
- Clement Greenberg.
- A crítica de arte sob o prisma da pós-modernidade.
Bibliografia
NOGUEIRA, Isabel – Como pode ‘isto’ ser arte? Breve ensaio sobre crítica de arte e juízo de gosto. Vila Nova de Famalicão: Edições Húmus, 2020.
– Teorias da arte: do modernismo à actualidade. 2.ª ed. Lisboa: Book Builders, 2020.
VENTURI, Lionello – História da crítica de arte. Lisboa: Edições 70, 1998.
Condições de Pagamento
Liquidação no ato da Matrícula: 40.00€
Propina Única:
220,00€ para sócios e alunos da SNBA (sem pagamentos em atraso)
270,00€ para novos alunos
Docente
Isabel Nogueira (Vila Real, 1974). Doutorada em Belas-Artes/Ciências da Arte (Univ. de Lisboa, 2010) e pós-doutorada em História e Teoria da Arte Contemporânea e Teoria da Imagem (Univ. Paris 1 Panthéon-Sorbonne, 2016). É historiadora e crítica de arte contemporânea, professora e ensaísta. Professora na Sociedade Nacional de Belas-Artes, investigadora integrada do CIEBA/FBAUL. É editora da revista Arte e Cultura Visual (CIEBA). Livros recentes: L’image dans le cadre du désir : transitivité dans la peinture, la photographie et le cinema (L’Harmattan, 2018); Teorias da arte: do modernismo à actualidade (Book Builders, 2019; 2.ª ed. 2020); Como pode ‘isto’ ser arte? Breve ensaio sobre crítica de arte e juízo de gosto (Edições Húmus, 2020); História da arte em Portugal: do Marcelismo ao final do século XX (Book Builders, 2021); Crítica de arte ou o espaço entre a Obra e o Mundo (Edições Húmus, 2021); Histoire de l’art au Portugal (1968-2000) (L’Harmattan, 2022).