Exposição

Imago Lisboa Photo Festival 2022

08 Oct 2022

GALERIA FERNANDO DE AZEVEDO

 

Em 2022, a 4ª edição do IMAGO LISBOA Photo Festival gravita em torno da ideia de Distúrbios. Há programação central do festival, pertencem as visões de 23 autores – 6 deles portugueses – que concorrem para uma observação e denuncia em torno da ideia de distúrbio, em 9 exposições, a decorrer em diversos locais da cidade de Lisboa: MNAC, Sociedade Nacional de Belas Artes, Galeria de Santa Maria Maior, IPCI, Museu da Água, Galeria Imago Lisboa, SALTO, Imago Garage e Carpintarias de São Lázaro.

Na Sociedade Nacional de Belas-Artes, Silja Yvette vai expor uma investigação artística dos materiais de produção para uso massivo contemporâneo intitulada “Metaphysics of Core Matter”, Alexandre Delmar terá os trabalhos de “Monumentos Acidentais”, a artista visual Lisa Kohl apresenta “The Line” e o fotógrafo brasileiro Pedro S. Lobo expõe “Not Yet”.

No Museu da Água poderá visitar “Covid@Alentejo, olhares”, um projeto que resulta do convite dirigido pela Direção Regional de Cultura do Alentejo aos fotógrafos António Carrapato, António Cunha, Augusto Brázio e Maria do Mar Rêgo, em 2020, com o objetivo documental de mapear a região durante a pandemia.

Donna Ferrato, Hannah Kozak, Smita Sharma e Vlas Sokin reiteram questões relacionadas com violência de género contra mulheres. Mafalda Rakos, aborda os distúrbios alimentares num projecto autobiográfico. Do Brasil, o Colectivo IANDÉ propõe três visões sociológicas e ambientais tendo em conta a sua realidade geográfica. Filippo Zambon enfatiza a partir do conceito de desperdícios alimentares. Silvy Crespo apresenta um ensaio visual sobre a exploração de lítio em Portugal, na zona de Barroso.

Deanna Pizitelli, vencedora do “Lisboa Meeting Point”, a leitura de portfólio anual produzida no contexto do festival, irá expor na Galeria IMAGO LISBOA, o ongoing projectKoža, Mulheres & Outras histórias”. Uma espécie de inquietude fotográfica e um conjunto de narrativas interligadas que exploram os temas da ligação, incerteza e desejo. Por fim, Harri Palviränta, artista finlandês, mostará no MNAC, três séries correspondentes aos últimos 12 anos de trabalho. Este ano, na programação paralela temos como parceiros: Arquivo Municipal de Lisboa – Fotográfico, Instituto Cultural Romeno, A Pequena Galeria, Underdogs Gallery, Atelier de Lisboa, Galeria Carlos Carvalho, 119 Marvila Studio e Galeria Little Chelsea. Dia 1 de outubro, no IPCI volta a realizar-se a Lisboa Photo Book Fair Preview, que contará com um programa de conversas em torno das publicações dedicadas à fotografia, com alguns convidados do festival.

o artista
Alexandre Delmar, Lisa Kohl, Pedro S. Lobo, Silja Yvette
Eventos
Galeria de Fotos
MAIS EXPOSIÇÕES
"O Escultor Animalista" (The Animalist Sculptor) and The Legacy and the Crisis of 1952 by SNBA
25 Sep 2020