A Sociedade Nacional de Belas-Artes e a Escola Artística António Arroio convidam para a inauguração da exposição De Cá Para Lá, dos alunos finalistas do Curso de Produção Artística — especialização em Gravura e Serigrafia, no dia 26 de fevereiro, às 18h30, na Galeria de Arte Moderna da SNBA.
Partindo da pergunta “Será um mapa suficiente para eternizar um território?”, a exposição propõe uma reflexão sobre o mapa enquanto construção simbólica — não apenas como registo de um espaço físico, mas como expressão de pensamento, memória, percurso e possibilidade. Mais do que fixar itinerários, os mapas aqui apresentados evocam experiências espaciais e temporais, cruzando convenção e imaginação.
Através de linhas, manchas, coordenadas e tramas, os alunos criam geografias que não correspondem a lugares reais, mas que representam espaços vividos, sentidos e projetados. As obras resultam de processos de investigação visual que questionam a função do mapa: pode ele definir destinos, ativar afetos, transportar-nos para outros lugares ou tempos?
Num movimento contínuo de cá para lá, desenham-se caminhos percorridos e sobrepõem-se o imaginário ao real. Memórias, desejos, inquietações e vestígios convergem num registo visual onde se viaja por diferentes ritmos e direções, numa aparente desordem que reflete sobre o passado, o presente e os percursos que moldam o que está por vir.
Exposição patente de 27 de fevereiro a 28 de março.
Entrada livre.