Nota de pesar – Maria da Graça Carmona e Costa (1933-2024)

Nota de pesar – Maria da Graça Carmona e Costa (1933-2024)

A Sociedade Nacional de Belas-Artes apresenta as mais sentidas condolências à família, pela partida de Maria da Graça Carmona e Costa (1933-2024) reconhecidamente uma grande mecenas da arte portuguesa, que dedicou a vida à arte, reunindo uma considerável coleção de obras de artista contemporâneos, os quais sempre apoiou, acompanhou e acarinhou, consolidando assim um percurso de mais de meio século de promoção da arte contemporânea portuguesa.

Nos anos 70, frequentou na SNBA, os cursos de História Geral da Arte e de Sociologia da Arte, formação de que guardava boas memórias, até pelas enriquecedoras experiências recolhidas com os docentes da época. Voltou a estreitar laços com a SNBA, através do acordo para a apresentação anual de exposições no Salão, que desde 2016 tinha vindo a promover.

Ainda jovem, integra a atividade da Galeria Quadrum, no bairro de Alvalade, que se destacaria pela aposta em jovens artistas cuja arte incorporava forte influência dos movimentos internacionais em voga.

Nos anos 80 fundou a Giefarte, que enquanto galeria, ainda hoje mantém uma atividade regular, especialmente dedicada ao desenho e é ponto de encontro de muitos artistas.

Com o marido, funda nos finais dos anos 90, a Fundação Carmona e Costa, onde acabou por desenvolver uma profícua atividade de apoio a inúmeros artistas plásticos contemporâneos, acolhendo as suas exposições e apoiando paralelamente uma grande atividade editorial.

Inúmeros são os apoios concedidos, nomeadamente à Bolsa Fulbright, ao Prémio AICA e ao Banco de Arte Contemporânea, de que foi também fundadora.

Em reconhecimento público pelo seu percurso, recebeu em 2016 a Medalha Municipal de Mérito Cultural, em 2018 a Medalha de Mérito Cultural, em 2019 as insígnias de Comendadora da Ordem do Mérito, e em 2020, das mãos do cardeal José Tolentino de Mendonça, em nome do Papa Francisco, o grau de Dama da Ordem Equestre de S. Gregório Magno.

Obrigado Maria da Graça Carmona e Costa pela generosidade, pela partilha e pela amizade.

Esta quinta-feira, 25.01.2024, a partir das 19h00 na Basílica da Estrela, terá lugar o velório para uma última e sentida homenagem.

Partilhe