Nota de pesar – Mário Matos Ribeiro (1956-2022)

Nota de pesar – Mário Matos Ribeiro (1956-2022)

Nascido em Angola, Mário Matos Ribeiro veio morar para Portugal onde estudou e concluiu o Curso de estilismo de moda do CITEM em Lisboa, tendo estagiado no atelier de Ana Salazar. Em 1984, no final do curso, uniu-se a Eduarda Abbondanza, participando no stand Novos Talentos de Intermoda, feira de moda realizada em Lisboa. A dupla foi convidada para ilustrar o catálogo de tendências dessa edição do salão.

Entre 1984 e 1989, Abbondanza e Matos Ribeiro efetuaram muitos trabalhos individuais, nas áreas de moda, cinema e teatro. Integraram os dois a delegação portuguesa à Bienal de Jovens Criadores do Mediterrâneo, em Barcelona. Trabalhando em parceria fizeram os figurinos de “O Lagarto do Âmbar”, produção da Fundação Calouste Gulbenkian, e coordenaram o guarda-roupa da bailarina norte-americana Ann Papoulis, nas peças que esta interpretou a solo no XX Dance Festival, em Bruxelas, na Bélgica.

Entretanto, Mário Matos Ribeiro abriu uma loja no Bairro Alto. Em 1989 Abbondanza e Matos Ribeiro iniciaram definitivamente uma carreira conjunta através da apresentação da coleção Outono-Inverno 89/90. A loja do Bairro Alto passou a designar-se Abbondanza/Matos Ribeiro. Em 1990 projetaram e executaram as togas para a Universidade Aberta de Lisboa. No ano seguinte, a convite do Pelouro do Turismo da Câmara Municipal de Lisboa, lançaram o projeto Moda Lisboa, constando de dois desfiles anuais. Ao mesmo tempo, foi organizado um concurso destinado a promover novos valores do estilismo português.

Em 1991 apresentaram a coleção Outono – Inverno em Granada, na Espanha. Também estiveram presentes em Düsseldorf, na Alemanha, e em Múrcia, Espanha. Em outubro desse ano peças suas marcaram presença na Exposição Portuguesa de Moda que teve lugar na Europália, em Bruxelas. Entretanto, continuaram a organizar o Moda Lisboa, que teve uma interrupção entre 1993 e 1996. Neste último ano foi criada a Associação Moda Lisboa e o evento regressou, acrescentando à moda, a fotografia, a ilustração e multimédia, entre outras áreas.

A partir de 2000, o Moda Lisboa passou a apostar principalmente no apoio, promoção e incentivo aos criadores.

Em janeiro de 2001, Eduarda Abbondanza e Mário Matos Ribeiro inauguraram na capital a loja Moda Lisboa Design destinada a divulgar e comercializar designers de moda nacionais.

Mário Matos Ribeiro era atualmente professor de Design de Moda na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, onde começou como assistente convidado, em 1992. Era, desde 1993, investigador do Centro de Investigação em Território, Arquitetura e Design da Universidade Lusíada de Lisboa. Doutorou-se em 2012, com uma tese sobre o tema “A exposição como objeto de investigação: experimentação: novas abordagens museográficas para a comunicação de moda.”

As cerimónias fúnebres decorreram no dia 21 de novembro. Falecido a 19 Novembro 2022, em Lisboa, Mário Matos Ribeiro foi um dos mais relevantes pioneiros da Moda de Autor em Portugal.

Partilhe